Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de metade dos asmáticos em Portugal não tem a doença controlada

Doença afeta 6,8% da população portuguesa.

Mais de metade dos asmáticos em Portugal não tem a doença controlada
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças respiratórias

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) alerta, em comunicado, a propósito do Dia Mundial da Asma, a 3 de maio, para a elevada percentagem de doentes asmáticos que não têm a sua doença controlada: 53%. Dados do SPAIC mostram que a asma afeta cerca de 700 mil portugueses. 

No entender de Ana Mendes, coordenadora do Grupo de Interesse em Asma da SPAIC, na origem do "mau controlo" da doença podem estar alguns fatores como o "desconhecimento sobre a doença, a necessidade de fazer medicação diária e a consequente falta de adesão terapêutica" ou também "alguma dificuldade na administração da terapêutica, por exemplo, uma má técnica inalatória. Para contornar esta questão, destaca a importância de uma maior informação sobre a asma: "É necessário informar os doentes, os médicos e toda a comunidade em geral para a problemática da doença, para o seu caráter de cronicidade e para a importância da adesão à terapêutica. É fundamental transmitir informação sobre o sucesso da terapêutica e de que é possível uma vida sem restrições para quem tem asma".

No entanto, existem cerca de 5% dos doentes com asma grave – um subtipo de asma de difícil controlo em que, mesmo corrigindo os fatores referidosm há dificuldade em controlar a doença e no qual é necessário um nível bastante elevado de terapêutica. "Nestes casos é fundamental transmitir a informação de que existem centros de referência e tratamentos adequados que podem ajudar."

Este ano a Global Initiative for Asthma definiu como mote para o Dia Mundial da Asma, a 3 de maio, o "Closing Gaps in Asthma Care". 

Leia Também: Mais de metade de inquiridos num estudo desvaloriza a asma

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório