Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ginkgo biloba: A planta medicinal que pode fazer muito pela sua saúde

Os seus benefícios são diversos.

Ginkgo biloba: A planta medicinal que pode fazer muito pela sua saúde
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O ginkgo biloba é uma planta medicinal – também denominada 'nogueira japonesa' – cuja origem remonta à Ásia, onde as suas folhas são utilizadas há mais de dois mil anos para curar e evitar várias doenças.

Os especialistas da Atida | Mifarma explicam-lhe as principais utilidades desta planta e tudo o que pode fazer pela sua saúde.

Tem efeito antioxidante

Graças ao seu alto teor de antioxidantes, o ginkgo ajuda a proteger as nossas células das agressões causadas por fatores externos. Para além disso, também pode ajudar a retardar o desenvolvimento de certas doenças, como cancro, doenças cardiovasculares ou o próprio envelhecimento.

Cuida a memória

Quando tomado sob a forma de suplemento alimentar, o ginkgo permite que as pessoas se lembrem mais facilmente das informações armazenadas no seu cérebro. É, por isso, também indicado para prevenir condições como o Alzheimer.

Ajuda a combater o stress

O ginkgo é também considerado como uma substância 'adaptogénica', ou seja, que beneficia a capacidade do organismo de lidar com fatores de stress e neutraliza os efeitos dos altos níveis de hormonas, como o cortisol e a adrenalina.

Melhora a circulação sanguínea

O ginkgo possui nutrientes como os 'ginkgolides' que dificultam a ativação das plaquetas e, consequentemente, a coagulação do sangue. Assim, os suplementos com este ingrediente podem ser benéficos para pessoas com tendência para formar coágulos – sem, obviamente, dispensar uma consulta médica para se informar melhor. Como provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o consumo de ginkgo é adequado para pessoas com varizes, em convalescência após uma trombose, com problemas cardíacos, derrames e outras dificuldades relacionadas com a circulação sanguínea.

Ajuda a manter a linha

O ginkgo também é útil para a peroxidação lipídica, uma cadeia de reações que evita que a gordura se acumule nas nossas paredes vasculares. Contudo, atenção: ele não é milagroso! Os fatores mais importantes para quem pretende perder peso serão sempre um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada. O gingko biloba pode, no entanto, dar-lhe uma mãozinha para conseguir atingir os seus objetivos.

Suplementos à base de Cardo Mariano ou Maca Peruana – como consumi-los?

Para além do ginkgo biloba, os especialistas da Atida | Mifarma destacam ainda outras duas plantas medicinais cujos benefícios para a saúde são relevantes: o cardo mariano e a maca Peruana (também conhecida como maca andina). E existem muitas formas de consumi-las, sendo os suplementos alimentares uma das mais comuns.

Durante séculos, o cardo mariano tem sido usado como estabilizador da função hepática – pelo que tomar comprimidos com esta substância é útil para auxiliar digestões pesadas, bem como para combater a dispepsia causada por distúrbios hepáticos.

Já a maca Peruana, originária dos Andes do Peru e da Bolívia, é uma planta com diversas propriedades benéficas para o nosso corpo. Alguns exemplos? Ajuda a aumentar o desejo sexual, melhorando a libido tanto em homens como mulheres, e também contribui para a melhoria do desempenho desportivo e da resistência, aumentando a força e combatendo a fraqueza e a fadiga.

Leia Também: Laranja e outros nove alimentos que reforçam o sistema imunitário

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório