Meteorologia

  • 26 NOVEMBRO 2022
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 16º

Quatro dicas para tornar as festas dos miúdos mais sustentáveis

A propósito do Dia da Terra, que se assinala esta sexta-feira, dia 22 de abril, a My Nametags partilha algumas recomendações.

Quatro dicas para tornar as festas dos miúdos mais sustentáveis
Notícias ao Minuto

22:02 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia da Terra

Todos sabemos o quão prático é chegar ao fim de uma festa para crianças e deitar todos os copos, talheres e pratos de plástico descartáveis num saco e ficar com a casa limpa num ápice. Contudo, só em 2020 foi produzido um total de 91 520 toneladas de embalagens de plástico, mais 1256 toneladas (+1,4%) do que no ano anterior.

O que torna realmente o plástico um elemento mau para o ambiente é precisamente pela parte da utilização única. No fundo, a regra de ouro a seguir é a seguinte: usar menos coisas, comprar menos objetos, e utilizá-los mais vezes.

Por isso e para assinalar o Dia Mundial da Terra, a My Nametags reuniu quatro dicas para tornar as festas de aniversário dos mais novos mais sustentáveis e amigas do planeta.

Loiça descartável sustentável

Um dos maiores desperdícios de plástico nas festas de aniversários são os pratos e talheres de plástico, utilizados para prevenir qualquer incidente com as crianças e facilitar a vida aos pais. No entanto, existem vários tipos de loiça descartável sustentável que podem ser utilizados em substituição dos de plástico e com a mesma praticidade:

Biodegradável. A principal característica de um produto biodegradável é a sua decomposição natural através de microorganismos, sendo geralmente constituído através de recursos vegetais ou animais. Por exemplo, a loiça produzida com bambu, madeira ou papelão.

  • Biodegradável. A principal característica de um produto biodegradável é a sua decomposição natural através de microorganismos, sendo geralmente constituído através de recursos vegetais ou animais. Por exemplo, a loiça produzida com bambu, madeira ou papelão.
  • Composta. Consideramos um produto composto quando é possível ser decomposto em água, dióxido de carbono ou biomassa reutilizável, como a loiça produzida com folha de palma ou cana-de-açúcar.
  • Reciclável. Os artigos recicláveis podem ser reutilizados, e, mais tarde, transformados em algo novo em vez de serem depositados diretamente no lixo, tal como a loiça de cana-de-açúcar.
  • Renovável. Podemos considerar um produto renovável, se derivar de um recurso natural que seja capaz de se regenerar a si próprio. Por exemplo, a loiça produzida com cartão.

Palhinhas alternativas

O Ministério do Ambiente e Acão Climática declarou que, a partir do dia 1 de novembro de 2021, passou a ser proibida a distribuição de determinados produtos de plástico de utilização única, como cotonetes, talheres, pratos, palhinhas ou varas para balões, no entanto, já existem no mercado várias soluções alternativas ao plástico como o metal, bambu ou madeira. 

Sacos de pano vs. sacos de plástico

Um dos elementos que não pode faltar nas festas infantis são os sacos de doces, normalmente de plástico, para oferecer aos amigos. Basta substitui-los por sacos de pano que poderão ser reutilizados e que acrescentam valor ao 'presente'.

A União Europeia legislou o fim do chamado ‘plástico de utilização única’, supermercados e outras empresas estão a eliminá-lo da sua oferta, e existe agora uma consciencialização coletiva pela adoção de alternativas de papel ou de pano, que podem ser reutilizáveis.

Decoração

As decorações tradicionais utilizadas nas festas das crianças, como os balões, têm um enorme impacto ambiental que pode ser evitado com a utilização de decorações sustentáveis.

Os balões podem ser compostos por dois materiais, látex ou nylon. Os primeiros são mais apropriados, porque são biodegradáveis, apesar de demorarem cerca de seis meses a quatro anos a decompor-se. Já os balões compostos por nylon não são biodegradáveis. Além do problema óbvio da poluição terrestre e marítima, os animais acabam por confundir estes objetos com alimentos, o que é bastante prejudicial à sua sobrevivência. 

Outro problema grave são as fitas dos balões que são um perigo para os animais pois podem ficar presos, impossibilitados de se mexer, feridos ou mesmo morrerem.

A boa notícia é que existem várias opções feitas à base de tecidos e papel para combater as tradicionais decorações de plástico. Pode também aproveitar para fazer as decorações com as crianças e tornar essa preparação num momento divertido. Use, por exemplo, papel e cartão.

Leia Também: Dia da Terra. Marcas de beleza portuguesas que são amigas do ambiente

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório