Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Gosto musical é indicador de traços de personalidade, diz estudo

Indivíduos mais 'intensos' preferem géneros de música como rock; já os mais 'organizados e simpáticos' ouvem música calma e 'country'. Estamos a falar de si?

Gosto musical é indicador de traços de personalidade, diz estudo
Notícias ao Minuto

14:20 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Segundo uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, as preferências musicais de cada denunciam certas características de personalidade.

O estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, e citado pelo jornal Metrópoles, selecionou 23 estilos de música distintos e pediu a voluntários de 53 países que preenchessem um questionário acerca da sua personalidade, além de descreverem o seu gosto por cada um dos tipos de sonoridade. 

Para efeitos daquela pesquisa, os académicos categorizaram os géneros musicais em cinco grupos. 

Destacando-se o 'suave' (soft rock, R&B e música contemporânea com letras românticas e sons mais lentos), conforme explica o jornal Metrópoles; 'intenso' (rock clássico, punk, heavy metal e power pop); 'contemporâneo' (música eletrónica, hip-hop, latina e euro-pop); 'sofisticado' (música clássica, ópera e jazz) e 'despretensioso' (música relaxante e country).

Os investigadores concluíram que pessoas extrovertidas preferem melodias do género 'contemporâneo'. Já, indivíduos mais organizados e amáveis tendem a preferir música de estilo 'despretensioso'. Entretanto, os mais ansiosos e pessimistas tendem a ouvir músicas consideradas 'intensas'.

"Ficamos surpresos com o quanto esses padrões entre música e personalidade se replicaram em todo o mundo. As pessoas podem estar divididas por geografia, idioma e cultura, mas se um introvertido numa parte do mundo gosta da mesma música que os introvertidos noutro lugar, isso sugere que a música pode ser um laço muito poderoso. A música ajuda as pessoas a entenderem-se e a encontrarem terreno comum", disse o líder do estudo, David Greenberg.

Leia Também: Conclusões do estudo mais extenso (de sempre) sobre a felicidade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório