Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Dor de garganta: Como saber se é Covid ou constipação

De constipação comum a gripe, a dor de garganta pode indicar doenças diferentes. É também um dos muitos potenciais sintomas da Covid-19 - a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Dor de garganta: Como saber se é Covid ou constipação
Notícias ao Minuto

08:48 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sintomas

A aplicação de rastreio de sintomas ZOE COVID Symptom Study APP, no Reino Unido, menciona a dor de garganta como um dos principais sintomas da variante Ómicron da Covid-19, juntamente com dor de cabeça, corrimento nasal, espirros e fadiga. Mas por mais fácil que possa parecer, detetar e identificar uma dor de garganta induzida por Covid pode ser bastante desafiante, conforme explica um artigo publicado pelo jornal Times of India.

A dor de garganta geralmente é seca, dolorosa e 'arranha', podendo provocar a sensação de espessura na cavidade bocal, especialmente ao engolir algo. Também pode ser acompanhada por vermelhidão e inflamação, o que pode causar desconforto. 

Gripe ou Covid?

Uma maneira de diferenciar entre as duas infeções é notar de que forma se disseminam. Os especialistas acreditam que o vírus SARS-CoV-2 propaga-se mais fácil e rapidamente do que a gripe e provoca sintomas, regra geral, mais intensos. 

Além disso, enquanto alguns sintomas de gripe e Covid se sobrepõe, existem alguns sinais como falta de ar, perda de sentido do olfato ou paladar que atuam como diferenciais primários. Ou seja, estes podem ocorrer com uma infeção por Covid-19, mas não no caso de uma infeção por gripe. Da mesma forma, as dores de cabeça e as náuseas são menos prevalentes na Covid-19, mas são sintomas clássicos de gripe.

De acordo com um estudo de 2021, em comparação com outros sintomas, nos casos de Covid a dor de garganta é um sintoma mais precoce, o que significa que ocorre antes da maioria dos outros sintomas que acompanham o vírus. Uma vez que os vírus respiratórios são inalados, o que significa que entram pelo nariz e pela garganta, faz sentido que o vírus afete primeiro o trato respiratório superior.

Segundo a ZOE COVID Symptom Study APP, pacientes infetados geralmente experienciam esse sintoma na primeira semana de doença e podem melhorar "muito rapidamente".

"Parece pior no primeiro dia de infeção, mas melhora à medida que os dias passam", afirmam as autoridades.

Os utilizadores da aplicação reportaram que a dor de garganta por Covid se assemelha a uma dor de garganta que advém de uma constipação comum ou de uma laringite, com sintomas relativamente leves. 

Mais ainda, de acordo com a aplicação a dor de garganta dura cerca de não mais do que cinco dias. Todavia, há quem se queixe de mal-estar até uma semana. 

Os especialistas afirmam que a melhor forma de discernir se se trata de um tosse resultante de Covid ou de gripe, consiste em ter em atenção se esta surge acompanhada de outros sintomas e em caso de dúvida realizar um teste rápido de antigénio (TRAg) ou um teste laboratorial molecular por RT-PCR.

Leia Também: Coronavírus: 11 sinais de que está a sofrer de Covid longa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório