'Pedro - O primeiro dia de escola': A hemofilia trocada por miúdos

Os direitos de autor revertem a favor da Associação Portuguesa de Hemofilia e Outras Coagulopatias.

“Pedro - O primeiro dia de escola”

© DR

Notícias ao Minuto
18/04/2022 22:25 ‧ 18/04/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Livros

Brincar, jogar futebol, saltar e correr sem limitações. O livro infantil 'Pedro - O primeiro dia de escola' pretende sensibilizar para a importância das crianças com hemofilia terem uma vida semelhante a todas as outras da sua idade. Ao mesmo tempo, a obra tem um cariz solidário, uma vez que as receitas dos direitos de autor revertem para a Associação Portuguesa de Hemofilia e Outras Coagulopatias (APH).

"Através do exemplo descontraído, mas cuidadoso de Pedro - o protagonista da história - pretende-se que as crianças, os seus pais e cuidadores, encarem a hemofilia e as atividades adjacentes ao dia a dia com mais naturalidade e com menos receios", explica Nuno Lopes, um dos autores da obra infantil, em comunicado.

O livro, dirigido a crianças dos seis aos 10 anos, é da autoria de Nuno Lopes, José Caetano, presidente e membro da Direção APH, respetivamente, bem como Filipa Furtado, pediatra no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e Paula Kjollerstrom, pediatra no Hospital Dona Estefânia e coordenadora da Unidade de hematologia pediátrica do Hospital Dona Estefânia, no Centro Hospitalar de Lisboa. Foi publicado com o apoio da biofarmacêutica Sobi, especializada em doenças raras, é editado pela Cultura Editora e tem ilustração de Andrea Ebert.

Também o cantor João Só abraça esta causa ao compor e dar voz à música incluída neste livro, onde é sublinhada a mensagem que viver com hemofilia não é "um bicho de sete cabeças". "A música é um veículo fortíssimo na desmistificação de receios e na adoção de uma atitude mais positiva para com a vida, qualquer que seja a condição de saúde de uma pessoa", afirma. É possível ouvir a música através do QR Code impresso no livro.

O livro 'Pedro - O primeiro dia de escola' encontra-se em pré-venda e estará à venda nos locais habituais: livrarias e grandes superfícies. É o primeiro livro da coleção "Pedro" e custa 12 euros.

Leia Também: 'A cor do meu medo'. O e-book gratuito que explica a guerra às crianças

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas