Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Amputações são mais comuns do que julga. E esta é principal razão

Há uma doença que é responsável pela maioria dos casos.

Amputações são mais comuns do que julga. E esta é principal razão
Notícias ao Minuto

18:30 - 18/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças

A perda parcial ou total de um membro é bem mais frequente do que possa pensar. A amputação pode ser desencadeada quer por acidentes como por tumores ósseos, problemas vasculares e até complicações da Covid-19. No entanto, a principal causa de amputação - pelo menos, no Brasil, é a diabetes, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Dados da SBD, citados pelo portal Metrópoles, revelam que a doença é a causa direta de 70% das amputações no Brasil. Só no último ano, a diabetes foi responsável por cerca de 46  amputações por dia no país.

Já em Portugal, tal como na maioria dos países desenvolvidos, "a causa mais frequente de amputação do membro inferior resulta de doença vascular periférica, em especial em indivíduos com mais de 60 anos", aponta o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto. De acordo com o CHUSJ, a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, dislipidemia (aumento do colesterol no sangue), tabagismo, excesso de peso e sedentarismo são fatores de risco que podem ser controlados para evitar a amputação. 

A diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia.

A diabetes tipo 1 manifesta-se através de uma série de sintomas repentinos e alarmantes. Já na diabetes tipo 2, que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo, os sinais de alerta podem até passar despercebidos.

Leia Também: O barulho de alguém a mastigar incomoda-o? Pode sofrer deste distúrbio

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório