Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Como aliar as tradições da Páscoa a hábitos de vida saudável?

A nutricionista Renata Migueis responde neste artigo de opinião.

Como aliar as tradições da Páscoa a hábitos de vida saudável?
Notícias ao Minuto

16:05 - 13/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Longas horas de refeições em família, vinho, coelhos de chocolate, ovos de chocolate, bombons e outras sobremesas. A Páscoa, assim como todas as datas comemorativas, possui tradições que variam de local para local, no entanto, apesar das particularidades e delícias que acompanham a data, não significa que os dias da Semana Santa bem aproveitados sejam sinónimo de quilos a mais na balança.

O que deve ser desmitificado é que não são dois ou três dias os responsáveis por arruinar todo o esforço e dedicação até a data ou por fazer com que esteja tudo perdido até o próximo ano.  Se o fim de semana prolongado contar com excessos diários, é um facto que isso pode ter algum impacto no peso, mas nunca irá resultar num ganho exagerado de gordura. Este ganho não é algo que acontece da noite para o dia, mas sim quando existe um consumo calórico excedente em médio e longo prazo. Oscilações na balança são naturais quando existem alterações bruscas de rotina, como redução de atividade, mais tempo ocioso e maior consumo calórico. Entretanto, esta oscilação deriva de diversos fatores para além do ganho de gordura, como maior retenção de líquidos, alterações no trânsito intestinal, entre outros. Portanto, normalmente, retomar a rotina é o suficiente para fazer com que estas alterações sejam normalizadas.

Notícias ao Minuto Renata Migueis

O problema existe quando a rotina por si já não está orientada e, todos os dias - ou na maior parte deles, existe um consumo exagerado de calorias e a Páscoa passa a ser um “extra do extra”. Nestes casos, se não houver cuidado, este comportamento atrapalhará ainda mais os seus objetivos.

Para ajudar a controlar os excessos nas ocasiões especiais, seguem sete dicas para que tire maior proveito do feriado em família!

Mantenha as rotinas saudáveis. Seja tomar um pequeno-almoço equilibrado, beber bastante água, não abrir mão de frutas, legumes e verduras todos os dias ou da prática de atividade física. Manter os bons hábitos é uma ferramenta essencial para o equilíbrio.

Tenha atenção ao tamanho das porções. Utilizar pratos menores, selecionar apenas uma opção dentre as várias disponíveis, preencher metade do prato com vegetais, não misturar hidratos no mesmo prato, não repetir a refeição e usar quantidades pequenas de molho e recheios são algumas dicas preciosas.

Entenda as suas dificuldades e contorne as tentações. O que é difícil para si, não significa que seja para todos. Aprender a identificar as dificuldades é essencial para não exagerar. Alguns exemplos podem ser: não resistir às entradas, ficar muito tempo a mesa, querer provar todas as sobremesas, comer todo o chocolate de uma vez. Para cada um destes “problemas” existe uma estratégia possível, como evitar estar a mesa durante horas e horas, selecionar opções, partilhar sobremesas ou oferecer os chocolates a mais, por exemplo.

Beba com responsabilidade. Além de calorias vazias, bebidas alcoólicas quando são consumidas a mais alteram a capacidade de ser firme nas respostas e decisões tão importantes quando o assunto é 'resistir'.

Tenha sempre em mente o seu objetivo de longo prazo. Questione-se a si mesmo se vale a pena exagerar. Se a resposta for não, faça o possível para alcançar seus objetivos.

Coma apenas até ficar satisfeito. Não é preciso desapertar o botão das calças.

Não sinta culpa. Se acabar por comer mais do que pretendia, volte aos trilhos na próxima refeição. Esqueça as compensações ou dietas malucas. O importante é a consistência dos bons hábitos.

Leia Também: Alerta, gulosos: Estes ovos (gigantes) da Páscoa comem-se à colherada

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório