Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Artérias entupidas? Estes cinco superalimentos combatem o colesterol

Níveis elevados de colesterol podem propiciar a incidência de doenças cardiovasculares e levar à morte prematura.

Artérias entupidas? Estes cinco superalimentos combatem o colesterol
Notícias ao Minuto

08:45 - 07/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol alto

Seguir uma dieta saudável e praticar exercício físico regularmente são duas ações chave que ajudam a manter as taxas de colesterol 'bom' (HDL) e 'mau' (LDL) em perfeito equilíbrio - diminuindo assim o risco de ter um enfarte e derrame cerebral (AVC) ou de sofrer de outras doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, reporta um artigo publicado no site do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (INGOH), no Brasil.

Se já sofre de colesterol alto, então a solução pode passar pela toma de medicação - estatinas -, além de manter a alimentação devidamente controlada.

Eis, de acordo com o INGOH, cinco alimentos que combatem ativamente o colesterol alto:

Peixe

O peixe é rico no ácido gordo ómega-3, um tipo de gordura saudável insaturada, predominante sobretudo no salmão, atum e truta.

"A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicéridos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares", conta a nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Leia Também: A bebida detox com limão e maçã que reduz ativamente o colesterol

Aveia

A aveia contém uma fibra solúvel denominada betaglucana, que tem um efeito extremamente benéfico no organismo. Esta substância poderosa retarda o esvaziamento gástrico, promovendo assim a sensação de saciedade, melhorando a circulação, além de controlar os índices de açúcar no sangue e inibir a absorção de gordura, ou seja de colesterol. 

Frutos secos

Tanto nozes como castanhas são uma fonte poderosa de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e precaver o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como de diversos tipos de cancro.

A arginina, presente nos frutos secos, age como um vasodilatador, contribuindo igualmente para a redução do risco de aparecimento de patologias do coração.

Chocolate preto

O chocolate preto é abundante em flavonoides - uma substância que diminui ativamente o colesterol LDL.

Como tal, os especialistas recomendam o consumo diário de 30 gramas do doce. Sim, tem permissão!

Laranja

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, no Brasil, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os níveis de LDL no organismo, ao limitarem a absorção do colesterol no intestino.

Leia Também: Politécnico de Coimbra revela que gelatina vegetal reduz colesterol

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório