Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Coronavírus: Cinco sinais de que tem um sistema imunitário fraco

Um sistema imunitário debilitado é um 'convite' para a multiplicação e disseminação de vírus.

Coronavírus: Cinco sinais de que tem um sistema imunitário fraco
Notícias ao Minuto

08:45 - 05/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

O único mecanismo de defesa do corpo, o sistema imunológico, está continuamente em estado de alerta face a ameaças externas ao organismo. 

Sendo que o sistema imunológico memoriza o mapa genético dos diferentes patógenos e protege o corpo contra ataques futuros. Regra geral, essa memória é induzida naturalmente após o corpo ser exposto ao vírus ou noutros casos a memória do sistema imunológico é instigada artificialmente com a ajuda de vacinas.

Leia Também: Variantes de SARS-CoV-2 causam diferentes sintomas de Covid longa

Ora, um sistema imunológico debilitado sujeita o corpo a infeções causadas por uma multiplicidade de germes e patógenos. Fornecendo um terreno fértil para que os germes se multipliquem e propaguem. 

Como tal, conforme explica um artigo publicado pelo jornal Times of India, é deveras necessário estar ciente dos sinais indicadores de um sistema imunológico fraco e manter o corpo preparado contra ataques de patógenos, a saber:

Irritação constante

Uma mente sã também depende de ter um corpo saudável. Quando o organismo não está bem, tal vai definitivamente impactar o seu bem-estar mental.

Além disso, certos episódios de irritabilidade podem ser consequência de uma infeção patogénica cujos sintomas podem não se manifestar no exterior.

Assim, caso esteja a experienciar irritação constante e exaustão mental deverá consultar um médico. 

Sensação de letargia

É outro sinal sério de um sistema imunológico fraco. Uma vez que o corpo está numa constante luta contra ataques estranhos, as reações no organismo tendem a diminuir o nível de energia.

A reação do sistema imunológico contra os patógenos consome a energia do corpo e é por isso, apesar de manter um sono regular, que se sente cansado.

Cicatrização mais lenta

Quando ferimentos na pele demoram a cicatrizar, tal pode dever-se a um sistema imunitário debilitado. 

O processo de cura de um corpo depende do sistema imunológico; quanto mais forte a imunidade, mais rápida é a resposta do corpo. 

Está sempre constipado

É normal para os adultos ficarem constipados entre duas a três vezes por ano, porém mais do que isso pode indicar de que algo está mal com a sua saúde. Pessoas com um sistema imunológico fraco contraem constipações e gripes mais facilmente e com maior frequência. 

Herpes

Tem herpes com frequência? Isso pode ser o resultado de uma infeção. Se sofre da condição regularmente, tal pode indicar que o seu sistema imunológico pode estar comprometido.

Leia Também: Covid-19: Nove sintomas são acrescentados à lista oficial

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório