Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Porque é que os nossos ossos doem quando contraímos gripe ou Covid-19?

A verdade, é que na maioria das infeções virais respiratórias, os sintomas não são causados diretamente pela ação do vírus, ao invés pela resposta do sistema imunitário para eliminá-lo - o que por sua vez pode levar a outras complicações.

Porque é que os nossos ossos doem quando contraímos gripe ou Covid-19?
Notícias ao Minuto

12:40 - 24/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sintomas

Dor de garganta, tosse, aumento da mucosidade e febre são somente alguns dos sintomas associados à reação do corpo provocada pela ação do sistema imunológico contra vírus como o da gripe ou do SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, entre outras patologias infeciosas e bacterianas, reporta um artigo publicado pela BBC News. 

Regra geral, quase todas as doenças que levam ao desenvolvimento de inflamações acabam por provocar esses sintomas comuns, que incluem igualmente fraqueza, dores musculares e dores nas articulares. Ora, o que causa todos esses sintomas é a reação inflamatória do corpo que tenta combater o 'invasor' externo.

Esta inflamação muscular acompanhada de fraqueza é denominada de miosite; enquanto mialgia é o nome que se dá à dor que afeta os músculos e articulações.

Leia Também: Covid-19: Novo tratamento pode proteger imunossuprimidos, diz estudo

De acordo com a BBC, a produção de uma reação imunológica contra um patógeno leva a que células específicas libertem uma ampla gama de proteínas, conhecidas como citocinas. As citocinas são responsáveis por regularem diversas atividades das células do sistema imunológico e de outros órgãos.

Essas proteínas integram um vasto sistema complexo de sinalização necessário para que as células do sistema imunológico produzam uma resposta imunológica, no entanto esta resposta também impacta noutros órgãos e tecidos.

Sendo que muitas dessas citocinas produzem inflamações não só na zona da infeção, mas também em outros órgãos, incluindo músculos e articulações. Como tal, em gripes e em outras infeções respiratórias, incluindo a Covid-19, são geradas dores musculares extremamente semelhantes àquelas provocadas pela artrite. 

Entre essas citocinas, elucida a BBC News, a interleucina 1-beta (IL-1b), que produz febre, e as interleucinas 6 (IL-6) e 17 (IL-17), juntamente com o elemento de necrose tumoral alfa (TNF-a), são as mais relevantes quando se trata de entender as dores musculares. Mais ainda, nos casos de gripe e de outras infeções virais, níveis elevados de IL-6 nos músculos provocam comprovadamente dores.

Os cientistas creem assim que essas dores estão associadas à perda muscular produzida pela gripe, mas também a outras infeções capazes de originar rutura nas fibras musculares, conhecida como rabdomiólise. Essas ruturas musculares foram associadas a altos níveis de IL-6 ou TNF-a após essas infeções.

Leia Também: Os principais sintomas de Covid-19 em pessoas totalmente vacinadas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório