Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sete dicas para curar a ressaca, segundo especialista

Os sintomas típicos da ressaca, como fadiga, náusea e dores de cabeça, atuam como um lembrete do corpo relativamente aos riscos do consumo excessivo de álcool.

Sete dicas para curar a ressaca, segundo especialista
Notícias ao Minuto

17:08 - 17/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Álcool

Algumas pessoas também experienciam sensibilidade à luz e ao som ou tonturas. 

O álcool é metabolizado em acetaldeído, uma substância que é tóxica em grandes quantidades, de acordo com a Harvard Health, embora as concentrações raramente cheguem tão alto.

Beber também interfere com a atividade cerebral durante o estado de repouso, como tal a ressaca pode levar à privação do sono.

Leia Também: O consumo diário destas bebidas reduz o tamanho do cérebro, alerta estudo

Mais ainda, o álcool interfere com as hormonas responsáveis por regularem o relógio biológico do organismo, fazendo com que a ressaca se assemelhe à sensação de 'jet lag'.

Robert Swift, investigador do Providence Veterans Affairs Medical Center em Rhode Island, nos Estados Unidos, foi coautor de uma das fontes mais citadas sobre o tema em 1998 e analisou possíveis curas para a condição.

O académico falou com a Harvard Health Publishing e facultou um resumo de remédios para tratar a ressaca.

Uma das formas sugeridas para aliviar os sintomas consiste em consumir mais álcool. A ideia é que a ressaca é uma forma de abstinência de álcool, ora beber um pouco mais pode aliviar a sensação de mal estar. 

No entanto, Swift desaconselha o uso de álcool como 'cura'.

"Esse método apenas perpetua um ciclo", disse à Harvard Health.

"Não permite recuperar". 

Ao invés, beber água e outros fluidos hidratantes pode ajudá-lo a recuperar, e consumir certos alimentos também pode ser benéfico.

O álcool diminui os níveis de açúcar no sangue, como tal comer hidratos de carbono pode forçar o corpo a voltar ao 'normal' e aliviar a sensação de fadiga.

Adicionalmente, evitar bebidas alcoólicas de cor escura pode tornar a ressaca do dia seguinte mais tolerável.

Bebidas límpidas, como vodka e gin, são uma melhor opção, já que bebidas escuras, como uísque e vinho tinto, têm compostos quimicamente relacionados, incluindo metanol, que são especialmente tóxicos.

A toma de analgésicos pode igualmente ajudar a aliviar os sintomas, mas é importante evitar o Tylenol porque os restos de álcool no corpo podem acentuar os efeitos tóxicos no fígado do ingrediente ativo desse medicamento, o acetaminofeno.

Entretanto, a cafeína presente em certos chás, como o verde e o preto, e no café pode ajudar a combater a sonolência, e as vitaminas do B e o zinco podem igualmente ajudar com ressacas menos severas.

Leia Também: O que fazer antes e depois de uma noite de copos para evitar a ressaca

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório