Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Esta doença crónica pode indicar níveis alarmantes de açúcar no sangue

Esteja atento!

Esta doença crónica pode indicar níveis alarmantes de açúcar no sangue
Notícias ao Minuto

17:00 - 10/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças

Níveis elevados de açúcar no sangue podem manifestar-se, ocasionalmente, através de uma doença crónica que afeta a pele e surge em qualquer idade, embora com mais frequência entre jovens adultos. Sim, falamos de vitiligo, uma despigmentação da pele em várias partes do corpo. 

Esta associação é feita pelo popular portal de saúde WebMD. O aparecimento de vitiligo, explica, "é mais comum em doentes com diabetes tipo 1", menos frequente e que resulta da destruição súbita e irreversível das células pancreáticas, geralmente por inflamação autoimune.

Um estudo citado pelo Daily Mail, que envolveu 600 indivíduos com diabetes tipo 2 e não diabéticos, revela que 12% dos diabéticos sofrem de vitiligo. Os investigadores verificaram que a doença surge mais frequentemente nos doentes com diabetes tipo 1. Contudo, notam um aumento dos casos entre as pessoas com diabetes tipo 2, que afeta, sobretudo, adultos e idosos com excesso de peso ou obesidade, sedentários e com estilos de vida pouco saudáveis.

Leia Também: Nova epidemia: "Obesidade é uma doença crónica, inflamatória e biológica"

Níveis elevados de açúcar no sangue associados à diabetes tipo 2 podem ter efeitos imediatos no corpo, causando a destruição dos órgãos, incluindo a pele. Em casos extremos, os danos podem resultar em estragos irreversíveis nos nervos que podem levar à amputação de membros ou até mesmo à morte.

Os sinais mais flagrantes de danos causados pelo excesso de glicose no sangue incluem sede excessiva, visão desfocada e aumento do apetite. Mas os doentes podem ainda sentir um formigueiro nas mãos e pés.

Leia Também: Três sintomas pouco conhecidos de diabetes (não os ignore)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório