Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Esta popular (e deliciosa) fruta baixa os níveis de açúcar no sangue

É fã?

Esta popular (e deliciosa) fruta baixa os níveis de açúcar no sangue
Notícias ao Minuto

12:38 - 07/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

Investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, apuraram que os compostos bioativos da laranja podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

O novo estudo foi publicado na revista científica Clinical Nutrition Espen e é citado pelo jornal Metropóles. 

Para efeitos da pesquisa, os cientistas analisaram 12 pessoas saudáveis, de ambos os sexos. Após passarem a noite em jejum, todos os voluntários ingeriram uma refeição rica em gorduras e hidratos de carbono, e foram divididos em três grupos.

Leia Também: A dieta da moda pode ajudar a reverter a diabetes tipo 2?

O primeiro bebeu água juntamente com a refeição, enquanto o segundo ingeriu sumo de laranja e o terceiro consumiu uma bebida à base de glicose com a quantidade idêntica de hidratos presentes no sumo. 

Os investigadores, explica o jornal Metrópoles, observaram o índice de glicose na corrente sanguínea de todos os participantes uma hora, três e cinco horas após a refeição. Sendo que na primeira avaliação, todos os participantes no estudo registaram um aumento na glicemia, o que já era esperado pelos cientistas. Todavia, nas horas seguintes, a taxa de glicose e de insulina no sangue do grupo que bebeu sumo de laranja foi bastante semelhante com a daqueles que beberam água.

“Se a ingestão de sumo de laranja não difere da ingestão de água, podemos concluir que os hidratos do sumo não promoveram um aumento significativo da glicemia no nosso modelo experimental, diferentemente do que ocorreu com a bebida à base de glicose", disse a doutoranda Bruna Jardim Quintanilha, autora do artigo, em entrevista à Agência Fapesp.

De acordo com a cientista, os dados apurados revelam que determinado componente do sumo inibe a subida dos níveis de glicose.

Examinando amostras de sangue dos voluntários, os investigadores concluíram que o sumo de laranja atuou no microRNA 375 (miR-375), um biomarcador da função das células beta do pâncreas - responsável por sintetizar e expelir insulina, a hormona associada à entrada de glicose nas células.

"Os nossos resultados apontam o miR-375 como possível responsável por essa ação, mas é algo que ainda precisa de ser confirmado. São necessários, por exemplo, estudos com pacientes diabéticos para entender exatamente como esse mecanismo funciona", explicou o professor Franco Lajolo, que também participou no estudo. 

Leia Também: Três sintomas pouco conhecidos de diabetes (não os ignore)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório