Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Como a sua bebida alcoólica favorita diminui o risco de doença assassina

Um copo de vinho ao jantar reduz o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares, de acordo com um novo estudo.

Como a sua bebida alcoólica favorita diminui o risco de doença assassina
Notícias ao Minuto

17:00 - 04/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Pessoas que bebem um copo de vinho ao jantar estão 14% menos predispostas a desenvolver diabetes tipo 2, isto porque os antioxidantes presentes nas uvas ajudam o corpo a digerir o açúcar. 

O estudo utilizou 11 anos de dados de 300 mil britânicos, revela o jornal The Sun.

No decorrer da pesquisa, os investigadores descobriram que comer ao mesmo tempo é fundamental e beber sem ser à refeição provavelmente faz mais mal do que bem.

Leia Também: Beber vinho reduz risco de Covid-19 (já beber cerveja e sidra… aumenta)

O Dr. Hao Ma, da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, nos Estados Unidos, disse: "a mensagem deste estudo é que beber quantidades moderadas de vinho às refeições pode prevenir a diabetes tipo 2". 

"Isso se não sofrer de outra condição de saúde que pode ser afetada negativamente pelo consumo de álcool". 

"Os efeitos do álcool na saúde são uma espada de dois gumes devido à sua capacidade de cortar profundamente em qualquer direção - prejudicial ou útil, dependendo de como é consumido", explicou Ma. 

Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de diabetes tipo 2, sendo que a doença pode levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, incidência de AVC,  infeções de pele e problemas sexuais nos homens.

A maioria dos casos de diabetes são causados por excesso de peso ou sedentarismo, o que faz com que o corpo não pode consiga absorver açúcar corretamente.

Hao Ma revelou que vários estudos anteriores já haviam demonstrado como os antioxidantes presentes no vinho melhoram a digestão do açúcar, mas não haviam detetado uma queda no risco de diabetes - até agora.

Segundo o especialista, as pessoas estão menos propensas a padecerem da condição se beberem até um copo por dia às refeições para as mulheres ou dois para os homens. 

De registar que o mesmo efeito não se verificou com a ingestão de cerveja ou bebidas brancas, ou ao beber vinho a outras alturas do dia, mencionou Ma na conferência da American Heart Association.

Leia Também: Taylor’s celebra jubileu de rainha Isabel II com Very Very Old Tawny Port

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório