Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Descubra aqui se está em risco de ter Alzheimer nos próximos 10 anos

Há outros problemas de saúde que ajudam a prever esta doença.

Descubra aqui se está em risco de ter Alzheimer nos próximos 10 anos
Notícias ao Minuto

11:55 - 03/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

A deteção precoce de demência nem sempre é fácil e, apesar de a idade ser o maior fator de risco, as doenças neurodegenerativas também pode manifestar-se em pessoas mais jovens.

Um estudo publicado na Lancet Digital Health, que  envolveu 20 214 pessoas com Alzheimer no Reino Unido e 19 458 pessoas em França, sugere que doenças como o Alzheimer podem surgir no cérebro duas décadas antes dos sintomas começarem a manifestar-se. O grupo de investigadores do Institut du Cerveau, em Paris, revela que existem 10 problemas de saúde que ajudam a prever o risco de Alzheimer, a começar pela depressão e ansiedade.

A obstipação, perda de peso abrupta, stress severo, perturbações do sono, perda de audição, espondilose (artrose da coluna), cataratas e fadiga são outros indicadores. "Resta saber se estes problemas são fatores de risco, sintomas ou sinais de alerta da doença", refere o principal autor do estudo, citado pelo The Sun. 

O Alzheimer, recorde-se, é a forma mais comum de demência. Trata-se de uma doença neurodegenerativa que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas como pagar contas e lidar com o dinheiro.

Por sua vez, demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência. 

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Leia Também: Este ingrediente que todos temos em casa combate o Alzheimer - e não só

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório