Perante uma pressão arterial elevada e confirmada com diversas medições, é diagnosticada hipertensão. Esta condição caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de Acidente Vascular Cerebral, ataque cardíaco, perda gradual da visão e, entre outros, de disfunção eréctil.
A sua tensão arterial está acima do normal? Veja abaixo uma lista de alimentos reunidos pelo jornal The Sun que vão ajudá-lo:
1- Noz
Rica em ácidos gordos essenciais ómega-3, ómega-6, vitaminas B6 e E e em antioxidantes que ajudam o organismo a reparar os danos causados pela inflamação, a noz pode ajudar a normalizar os valores de tensão arterial.
Citada pelo The Sun, a nutricionista Rosie Millen afirma que um 'snack' rico em nozes uma ou duas horas antes de dormir pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente. "As nozes são uma boa fonte do aminoácido triptofano", diz, sublinhando que "uma porção (cerca de um punhado) contém 318 miligramas deste aminoácido benéfico convertido em melatonina".
Por sua vez, especialistas da Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, defendem que, quando combinada com uma dieta pobre em gorduras saturadas, a noz pode ajudar a baixar a pressão arterial em pessoas em risco de doença cardiovascular.
2- Chá
Os chás de camomila e de hibisco podem ajudar, segundo o The Sun. No entanto, sublinha, quem toma medicamentos como hidroclorotiazida não deve beber chá de hibisco, uma vez que pode ter efeitos adversos.
3- Iogurte
No final de 2021, cientistas da Universidade da Austrália do Sul descobriram que uma dose diária de iogurte pode ajudar a baixar a pressão arterial. Porém, deve optar por iogurtes naturais que não contenham edulcorantes.
"Os lacticínios, especialmente o iogurte, podem ser capazes de reduzir a pressão arterial", diz a investigadora Alexandra Wade. Isto porque "os lacticínios têm micronutrientes, incluindo o cálcio, magnésio e potássio". "O iogurte é especialmente interessante porque também tem bactérias que promovem a libertação de proteínas que reduzem a pressão arterial."
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Cinco doenças (muito graves) associadas à pressão alta