Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

As três doenças raras prevalentes em Portugal

Ei-las.

As três doenças raras prevalentes em Portugal
Notícias ao Minuto

13:18 - 28/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças raras

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 600 mil a 800 mil pessoas portadoras de patologias raras. E existem três doenças prevalentes, como explica Maria Lopes de Almeida, especialista em Genética Médica no Hospital Lusíadas Braga.

Ei-las:

1- Polineuropatia Amiloidótica Familiar

Mais como a doença dos pezinhos, é uma neuropatia que começa por afetar os nervos periféricos, provocando perda de sensibilidade e de força muscular, sobretudo dos membros inferiores. Estima-se que existam 10 mil casos em todo o mundo. Porém, quase metade das pessoas identificadas com esta patologia na Europa são portuguesas e da região norte do país, principalmente de Vila de Conde e Póvoa de Varzim.

2- Doença de Fabry

A doença de Fabry é uma patologia de sobrecarga lisossomal progressiva, hereditária multissistémica. Caracteriza-se por manifestações específicas neurológicas, cutâneas, renais, cócleo-vestibulares, cardiovasculares e cérebro-vasculares. Ao contrário das mulheres, os homens apresentam a forma mais grave da doença, "prevalente na região norte do país, em particular em Guimarães,  é uma doença de transmissão ligada ao cromossoma X", diz a especialista.  

3- Doença Renal Poliquística autossómica dominante

Geralmente, tem início tardio e caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo de quistos renais e pelo aumento bilateral dos rins, com evolução progressiva para doença renal crónica. Pode ainda apresentar manifestações extra-renais, como quístos hepáticos e pancreáticos e "é reconhecido risco acrescido para aneurismas intra-cranianos". "Até ao desenvolvimento de doença renal crónica terminal, esta doença é, na maior parte dos casos, silenciosa", alerta, sublinhando que, ainda assim, "são reconhecidos alguns sinais e sintomas, como cólicas renais, dor lombar ou abdominal, hematúria e infeções urinárias".

Leia Também: Viver com uma doença rara: "É um grande desafio e uma missão para a vida"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório