Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Privar-se deste alimento reduz dramaticamente risco de cancro da próstata

Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que usou dados de 472 mil adultos britânicos descobriu que existe um risco 31% menor de cancro da próstata entre vegetarianos, em comparação com pessoas que comem carne mais de cinco vezes por semana.

Privar-se deste alimento reduz dramaticamente risco de cancro da próstata
Notícias ao Minuto

08:16 - 25/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro

Diminuir o consumo de carne pode reduzir drasticamente a probabilidade de cancro da próstata nos homens, sugere uma nova pesquisa citada pelo jornal Mirror.

Um estudo da Universidade de Oxford que usou dados de 472 mil adultos britânicos descobriu que existe um risco 31% menor de desenvolver o tumor entre os vegetarianos, em comparação com pessoas que comem carne mais de cinco vezes por semana.

Leia Também: O popular produto que duplica o risco de cancro da próstata, diz estudo

Enquanto o risco de uma série de cancros foi ligeiramente menor entre os não-comedores, a incidência de cancro da próstata teve resultados particularmente surpreendentes.

Os homens que apenas consumiam peixe apresentaram um risco 20% menor de desenvolver o tumor, comparativamente aqueles que ingeriam carne pelo menos cinco vezes por semana.

Os participantes com idades entre os 40 e 70 anos foram recrutados para o estudo do Biobank do Reino Unido entre 2006 e 2010.

Os investigadores calcularam a incidência de novos tumores que se desenvolveram nos 11 anos seguintes rastreando os registos de saúde.

No decorrer do estudo, os académicos descobriram que o risco global de cancro foi 2% menor entre aqueles que comiam carne cinco vezes ou menos por semana, 10% menor entre aqueles que comiam peixe, mas não carne, e 14% menor entre vegetarianos e vegans.

O autor e investigador Cody Watling, especialista em pesquisas sobre dieta, hormonas e risco de cancro em Oxford, disse: "ficamos surpresos ao detetarmos um risco substancialmente menor de cancro da próstata em vegetarianos". 

"Evidências prévias sugerem que vegetarianos e piscitarianos podem ter um menor risco de desenvolver cancro".

"No entanto, a evidência de um menor risco de desenvolver tipos específicos de cancro tem sido inconclusiva", concluiu.

Leia Também: Cancro da próstata: Dois sintomas que afetam as pernas (não os ignore!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório