Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Dia da Criança. E se criasse um quarto literalmente à escala dos filhos?

Com o Dia da Criança a aproximar-se, temos um desafio diferente para lhe lançar: que se coloque no lugar dos seus filhos e pense se o quarto deles é de facto o mais adequado para as necessidades que apresentam. Talvez se aperceba que responde melhor às suas do que às deles... Conheça a Filosofia Montessori e aprenda a criar um quarto que respeite em pleno o desenvolvimento dos mais novos (os seus filhos vão adorar!).

Dia da Criança. E se criasse um quarto literalmente à escala dos filhos?
Notícias ao Minuto

11:04 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Os adultos têm um nível de inteligência prática que lhes permite pensar o mundo de uma forma funcional, adaptando-o - tanto quanto possível - à sua medida e antecipando desafios. Isto reflete-se na forma como está disposta a decoração de uma casa. Quando pendura um quadro ou um espelho tem em consideração a sua altura, certo? O tamanho dos móveis, pelo menos da maioria, está padronizado por forma a servir o conforto dos adultos e por aí fora. Muitos outros exemplos do género poderíamos mencionar.

Façamos agora um simples exercício de nos colocarmos na pele do outro, no caso na das crianças: como se posicionam elas, sobretudo as mais pequenas, num mundo de 'gigantes' em que praticamente tudo lhes é inacessível? Para lá das dificuldades óbvias que enfrentam, provavelmente parecer-lhes-á uma realidade um pouco assustadora

Já ouviu falar no Método Montessori? Esta filosofia defende precisamente que proporcionemos às crianças um mundo à sua escala, para potenciar a autonomia e encorajar o desenvolvimento, confiança e autoestima. Um mundo que possam explorar sem dependerem dos adultos para quase tudo.

Perante a impossibilidade de recriar esse mundo de uma forma transversal, e dada a proximidade do Dia Mundial da Criança, deixamos-lhe a proposta de repensar o quarto dos seus filhos à luz de alguns princípios montessorianos sugeridos pela hôma - Happy Home Living.

'Querida, encolhi o quarto dos miúdos!'

Grosso modo, um dos pilares em que assenta o Método Montessori é na garantia de um ambiente seguro, que deve começar no quarto das crianças. O quarto deve, então, ser estruturado à imagem dos mais novos, nomeadamente no que à cama diz respeito. Uma cama baixinha, rente ao chão, permite às crianças deitarem-se e levantarem-se quando quiserem sem correrem o risco de se magoarem. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Almofadas que circunscrevam o espaço de brincar no chão, que por sinal convém que esteja protegido por um tapete, podem desempenhar também um papel de relevo, assegurando conforto e minimizando qualquer hipótese de os miúdos se aleijarem caso decidam dar asas à sua (fértil) imaginação.

Notícias ao Minuto © hôma  

Relativamente à restante decoração do quarto, a ideia é reproduzir uma decoração dita 'normal', mas, lá está, 'encolhendo' a escala dos móveis por forma a respeitar o tamanho das crianças.

Assim, pretende-se que cadeiras, bancos e mesas sejam pequenos e baixos, para que seja mais fácil aceder-lhes e deles usufruir, tal como os armários, para tornar possível à criança arrumar a sua própria roupa, por exemplo.

Notícias ao Minuto © hôma  

Seguindo a mesma lógica, prateleiras e/ou cubos devem ser afixados na parede ao nível do olhar dos mais novos para que possam chegar a um livro ou a um boneco sem que para tal tenham de pedir ajuda.

Notícias ao Minuto © hôma  

Para guardar brinquedos, caixas ou baús sem tampa serão o ideal, uma vez que permitem também um fácil acesso. Mas atenção, a exposição a demasiados brinquedos é desaconselhada, advogando-se antes uma gestão assente num sistema rotativo, por forma a que as crianças não percam o interesse.

Notícias ao Minuto © hôma  

A importância dos espelhos

Os espelhos são outra das bases dos quartos inspirados na filosofia montessoriana, uma vez que reconhecer o próprio reflexo favorece a autodescoberta e o autoconhecimento das crianças.

Neste particular, especial nota para os cuidados que a fixação de um espelho à parede - se for o caso - requer, devendo ser colado a uma estrutura de madeira para evitar que em caso de acidente os pedaços partidos se espalhem e possam magoar os miúdos. Mas, claro, há outros modelos de espelhos que poderá considerar.

Notícias ao Minuto © Hôma  

Também a inclusão de uma barra horizontal presa à parede do quarto faz parte dos princípios do Método de Montessori, sendo benéfica para as crianças aprenderem a andar, conferindo-lhes equilíbrio, bem como para desenvolverem uma postura correta.

Em termos de materiais, privilegie a madeira na decoração do quarto dos seus filhos, tendo em conta que retém o calor e aprimora a experiência sensorial. Opte por cores neutras, afastando um indesejável ambiente hiperestimulante, já que o que se pretende é assegurar a tranquilidade do espaço.

Notícias ao Minuto © hôma  

Não se esqueça de ouvir as crianças

Não se esqueça ainda de incluir os seus filhos nas tomadas de decisão e escolhas decorativas, ouvindo-os sobre as suas preferências. A opinião deles deve contar, afinal, quem é que vai usufruir do quarto?

Notícias ao Minuto © hôma  

Resumindo, segundo a doutrina montessoriana as crianças precisam de viver sem dependerem constantemente da autorização dos adultos. Deve ser-lhes dada liberdade para explorar - respeitando o progresso natural das suas competências físicas, sociais e psicológicas - mas salvaguardando sempre a segurança.

Agora que já conhece o essencial sobre a filosofia Montessori, colocá-la em prática - caso lhe faça sentido - será muito simples: basta recorrer às inspiradoras propostas da hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório