Meteorologia

  • 12 AGOSTO 2022
Tempo
29º
MIN 18º MÁX 31º

Neste Dia da Mãe, saiba como preparar o quarto para a chegada do seu bebé

O que vem aí? O mês de maio... e com ele traz o Dia da Mãe. Há mamãs que celebrarão pela primeira vez esse estatuto, algumas com os bebés ainda no 'forninho' da barriga. No caso, a azáfama será muita para que nada falhe quando chegar a altura de os filhos nascerem, e ter o 'ninho' devidamente preparado é uma das maiores preocupações. Saiba o que não pode faltar na decoração do quarto do seu bebé.

Neste Dia da Mãe, saiba como preparar o quarto para a chegada do seu bebé
Notícias ao Minuto

09:23 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Maio está já à vista e, este ano, estreia-se não com uma, mas com duas efemérides: além de no dia 1 se assinalar o Dia do Trabalhador, sendo o primeiro domingo de maio comemora-se também o Dia da Mãe. A data é especial para todos - mães e filhos - mas sê-lo-á ainda mais para as mães de primeira viagem, que estão prestes a inaugurar (ou inauguraram recentemente) a maior aventura das suas vidas

Para a maioria das mães, a emoção de receber um filho nos braços é arrebatadora e dificilmente caberia numa descrição através de palavras. Acima de tudo, sente-se. Amor puro, pleno, incondicional - que é, sem dúvida, o mais importante. Mas a maternidade, sobretudo para quem vai ser mãe pela primeira vez, comporta também uma série de desafios. Entre muitas outras variáveis desta equação, há, designadamente, que preparar tudo para receber o bebé não só nos braços como em casa, criando as condições ideais que garantam conforto e segurança a um frágil novo ser, começando pelo quarto.

Com tanta informação - por vezes contraditória - que circula, nem sempre é fácil perceber o que é de facto essencial na preparação do quarto para a chegada de um filho. Faça as escolhas certas seguindo estes conselhos de decoração da hôma - Happy Home Living.

Mobiliário: O que é (mesmo) fundamental

Antes de mais, convém decidir qual a divisão da casa que passará a ser o quarto do bebé, tendo em mente que necessitará de espaço para circular, por exemplo, com o carrinho. Poderá optar por, nos primeiros meses de vida, deixá-lo a dormir no seu quarto, em modo co-sleeping, com berço dedicado. Não obstante, retenha a ideia de que importa investir numa cama de grades, que poderá ser usada até, sensivelmente, aos três anos de vida, ou mesmo numa cama de criança, apostando já no futuro, que fará sentido colocar no quarto do seu filho. Não esquecer ainda de investir num bom colchão.

Outro essencial a nível de mobiliário no quarto de um bebé - até mais do que um roupeiro, pelo menos nos primeiros tempos - será uma cómoda com várias gavetas, onde não só possa dispor as (pequenas) peças de roupa, como também os (muitos) produtos de higiene. O topo da cómoda poderá ainda servir como trocador de fraldas.

Muito importante também é pensar numa poltrona para a amamentação, sendo que não tem de ser necessariamente um móvel criado de raiz para o efeito. Um sofá ou uma cadeira comuns - desde que confortáveis (as suas costas agradecem) - também desempenharão com êxito esse papel.

Notícias ao Minuto © hôma  

Crie um ambiente decorativo adequado

Quanto aos tons predominantes no quarto, os mais claros são vencedores, transmitindo a tranquilidade necessária ao descanso.

Poderá depois pontuar a decoração com alguns acessórios coloridos, que contribuam para estimular o bebé e remetam para universos mágicos e mundos imaginários que, mais tarde, virão a tornar-se fundamentais para o desenvolvimento do seu filho.

Notícias ao Minuto © hôma  

Peluches, brinquedos vários, móbil, porta-retratos, acessórios de parede - como quadros com animais ou mapas - serão opções que quererá considerar. É importante ainda ter o cuidado de conjugar uma faceta divertida com uma componente mais didática.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mamã, e o conforto?

No que ao conforto dos bebés diz respeito, os têxteis são sem dúvida um aliado de peso.

Das mantas para os envolverem - mais ou menos quentinhas, dependendo da época do ano - aos cortinados do quarto, que asseguram a desejável privacidade do espaço, bem como ajudam a gerir a entrada de luz e a reter o calor, passando pelas almofadas e pelos tapetes, não descure estes elementos, devendo privilegiar sempre a qualidade dos materiais atendendo à pele sensível dos bebés. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Essa preocupação, aliás, deve estender-se a lençóis, edredões, capas de edredão e toalhas - tudo o que estiver, de resto, em contacto direto com a pele dos mais pequenos.

SOS arrumação

Em atenção deve também ter soluções de arrumação. Sim, em breve o seu bebé de colo começará a gatinhar, depois a andar e, num piscar de olhos, tenderá a deixar os mil e um brinquedos espalhados pelo quarto.

Como tal, aposte já em objetos que facilitem a organização, nomeadamente caixas, baús, cestos e cubos de arrumação que, para lá de certificarem a harmonia visual do quarto, constituem ainda mais-valias decorativas.

Notícias ao Minuto © hôma  

Poderá antes optar por colunas que concentrem uma grande capacidade de arrumação numa peça única, em vez de ter vários dos elementos que referimos acima dispersos pelo quarto.

Cabides com design infantil para pendurar roupa - sejam de pé, sejam de pendurar na porta ou na parede, ou cruzetas para o armário, serão também por certo muito úteis no que toca a preservar o quarto ordenado.

Notícias ao Minuto © hôma  

Era uma vez a amiga iluminação...

A par do mobiliário e dos têxteis, cabe também à iluminação executar uma relevante tarefa em matéria de tranquilidade e segurança transmitidas aos bebés.

O escuro pode revelar-se verdadeiramente assustador para uma criança, potenciando medos que se refletirão noutras fases, pelo que, além de um candeeiro de teto, uma luz de presença no quarto é indispensável. Figuras divertidas podem encarnar esse papel.

Notícias ao Minuto © hôma  

Igualmente válido ou complementar poderá ser optar por grinaldas luminosas com bonecos, que auxiliarão ainda a enfeitar o quarto.

Com estas dicas e com uma loja hôma - Happy Home Living por perto será bem mais simples preparar o quarto para a chegada do seu filho!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório