Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

A dieta da moda pode ajudar a reverter a diabetes tipo 2?

É o que sugerem especialistas.

A dieta da moda pode ajudar a reverter a diabetes tipo 2?
Notícias ao Minuto

22:00 - 30/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

Um artigo, publicado no portal Clinical Diabetes and Endocrinology, revela que o jejum intermitente pode ajudar a controlar e até a reverter a diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.

De acordo com especialistas, citados pelo jornal The Sun, o jejum intermitente pode ajudar os diabéticos a reduzir o peso e a baixar os níveis de leptina,  uma hormona que confere uma sensação de saciedade após a refeição. Nos indivíduos obesos, o organismo ganha resistência à ação da hormona.

O jejum intermitente é uma prática milenar e consiste em concentrar refeições numa janela horária do dia e ficar  longos períodos, de até 12 horas, sem comer. Há especialistas que defendem, por exemplo, que melhora os níveis de pressão arterial e do colesterol. No entanto, é uma prática pouco consensual.

Um estudo, que envolveu três pessoas diagnosticadas com diabetes, concluiu que a prática do jejum intermitente, durante vários meses, resultou na diminuição quer do peso como dos níveis de glicemia dos participantes. Em um mês, deixaram de usar insulina, apontam os especialistas, citados pelo The Sun.

Leia Também: Hospitalizações por diabetes podem baixar até 50% com recursos existentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório