Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Treinar de manhã ou à tarde? O horário mais eficaz para perder peso

É verdade, a hora a que treina impacta na perda de peso.

Treinar de manhã ou à tarde? O horário mais eficaz para perder peso
Notícias ao Minuto

09:09 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Muitos tentam 'encaixar' a prática de exercício físico quando lhes dá mais jeito - seja de manhã, à tarde ou à noite. Contudo, e de acordo com a ciência, de modo a beneficiar ao máximo do treino deve ter em atenção a hora. 

Treinar de manhã

A manhã é considerada o melhor momento para o treino, especialmente quando a atividade física é feita em jejum, reporta o jornal Times of India. Na parte da manhã, o perfil biológico do corpo acelera o metabolismo, que por sua vez estimula o processo de emagrecimento. Assim, praticar exercício nesta altura do dia não só beneficia a saúde geral do indivíduo, como também ajuda a queimar mais gordura.

Outra vantagem do treino matinal é que pode mantê-lo ativo durante toda a jornada e fazer com que vá dormir mais cedo - além de promover um sono mais repousante e reparador. Acordando no dia seguinte fresco e ativo. O sono é igualmente um instrumento útil na perda de peso.

Treinar à tarde

Apesar da manhã ser o momento ideal para queimar mais gordura, treinar à tarde também é eficaz. Podendo, por exemplo, praticar atividade física mais intensa ou simplesmente fazer uma caminhada rápida.

O horário da tarde está associado a um menor nível de stress, mais resistência e melhor tempo de reação. 

Mais ainda, fazer exercício à tarde é a solução óbvia para as pessoas que têm dificuldade em acordar de manhã cedo devido a problemas pessoais ou a complicações médicas.

Treinar à noite

Muitas pessoas preferem - ou apenas podem - exercitar-se à noite depois do trabalho. No entanto, e segundo os investigadores, exercícios pesados devem ser evitados durante o período noturno, pois a atividade pode afetar negativamente o padrão de sono dos indivíduos. Um estudo de 2019 publicado no Journal of Physiology aponta que fazer exercício físico após as 19h leva a que as pessoas adormeçam mais tarde. 

Para quem não tem outra alternativa, os especialistas sugerem a prática de atividades como Yoga ou pilates. 

Leia Também: O truque para queimar calorias enquanto trabalha (sem ter de se mexer!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório