Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, com que frequência devemos fazer o 'número dois'?

O leitor perguntou...

Afinal, com que frequência devemos fazer o 'número dois'?
Notícias ao Minuto

22:00 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

Passam dias e até mesmo semanas até conseguir evacuar? Segundo a gastroenterologista Rabia de Latour, cada pessoa tem um padrão defecatório próprio e, por isso, não é possível apontar o número de vezes que devemos evacuar por dia.

Há quem consiga fazê-lo duas vezes por dia, enquanto outros só o fazem três vezes por semana. Sendo assim, impõe-se a pergunta: quando devo preocupar-me? "Oito dias sem trânsito intestinal é motivo de preocupação", alerta Rabia de Latour, em declarações ao portal espanhol MegaNoticias. Nestes casos, pode ocorrer perfuração do intestino. "Acontece quando as fezes se acumulam tanto que perfura a parede do intestino", pouco frequente em jovens saudáveis.

Se existir dificuldade persistente em evacuar ou se esta obriga a um grande esforço, pode tratar-se de obstipação. De um modo geral, esta condição provoca uma sensação de desconforto no abdómen, inchaço, vómitos e verifica-se, frequentemente, a necessidade de recorrer a medicamentos ou clisteres.

Quando não é devidamente tratada, a obstipação pode provocar hemorroidas, incontinência fecal ou impactação fecal, que traduz a acumulação de fezes secas e duras no reto.

Leia Também: Indivíduos com inflamações intestinais têm mais microplásticos nas fezes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório