Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Testou positivo à Ómicron? Pico de contágio dá-se neste dia

É o que revela um estudo japonês.

Testou positivo à Ómicron? Pico de contágio dá-se neste dia
Notícias ao Minuto

16:44 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Os doentes infetados com a variante Ómicron atingem o pico de contágio entre o terceiro e o sexto dia após o diagnóstico, segundo os dados preliminares de um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, publicado na revista médica BMJ.

As conclusões do estudo resultam da análise de 83 amostras, recolhidas em 21 pacientes. A confirmarem-se os resultados, este estudo coloca em causa a decisão de vários países que optaram por encurtar os períodos de isolamento, incluindo Portugal. 

No passado dia 5 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que o período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa a ser de sete dias. As normas atualizadas pela DGS também reduzem para sete dias o isolamento dos contactos de alto risco, mas alteram as definições destes contactos.

A decisão da DGS surge numa altura em que os casos da variante Ómicron estão a aumentar em Portugal e no mundo. Detetada na África Austral e considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países. 

Ainda assim, Paul Raymond Hunter,  professor de medicina na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, defende que os resultados do estudo japonês não têm de significar que os períodos de isolamento devam ser novamente ampliados, uma vez que se calcula que três terços das infeções pela variante Ómicron já não estejam a ser diagnosticados. Hunter, recorde-se, foi um dos maiores defensores da diminuição do tempo de confinamento no país. Desde esta terça-feira,  os doentes infetados só têm de permanecer isolados nos cinco dias após um teste positivo, desde que testem negativo ao quinto dia e que o resultado se mantenha no sexto.

Leia Também: Estudo: Infeção prévia deu maior proteção do que a vacina contra a Delta

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório