Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Covid persistente: Os danos que o vírus deixa no cérebro de quem recupera

Acha que sabe tudo sobre o coronavírus? Desengane-se.

Covid persistente: Os danos que o vírus deixa no cérebro de quem recupera
Notícias ao Minuto

07:45 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Os indivíduos recuperados da Covid-19 e que tiveram um quadro clínico mais leve podem ficar com lesões no cérebro, incluindo perdas de memória e falta de atenção, durante um período que pode ir aos nove meses, aponta um estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido. 

Os défices cognitivos podem resultar de a Covid persistente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é "uma condição que ocorre em indivíduos com antecedentes de infeção provável ou confirmada por SARS-CoV-2, geralmente três meses depois do início, com sintomas que duram, pelo menos, dois meses e não se podem explicar com diagnóstico alternativo". 

Para o estudo da instituição britânica, psicólogos do Departamento de Psicologia Experimental de Oxford e do Departamento de Neurociências Clínicas de Nuffield recrutaram voluntários que já tinham estado infetados, mas que não haviam tido sintomas tradicionais de Covid persistente. Os participantes realizaram testes de memória e de capacidade cognitiva. 

Os investigadores descobriram que a memória episódica estava comprometida. Ou seja, os voluntários praticamente não conseguiam lembrar-se fragmentos recentes da sua vida seis meses após a infeção por Covid-19, em comparação com pessoas que não estiveram infetadas. 

Os participantes também demonstraram défice de atenção, isto é, períodos de atenção escassos ou breves, nove meses após a infeção. 

Apesar do número limitado de participantes, os investigadores ficaram surpreendidos com as diferenças entre quem já contraiu Covid-19 e quem nunca esteve infetado. Sijia Zhao, do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, revelou que a memória episódica e a atenção dos participantes voltou ao normal após seis e nove meses, respetivamente. 

De acordo com estudos anteriores, muitos doentes de Covid-19 que continuam com sintomas ou efeitos da doença queixam-se ainda de perda de massa muscular, cansaço físico e emocional, fraqueza muscular, falta de ar e alterações do paladar e olfato por meses após a infeção.

Leia Também: Estudo: Infeção prévia deu maior proteção do que a vacina contra a Delta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório