Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Como enfrentar a segunda-feira "mais depressiva do ano" com um sorriso

Sorrir tem múltiplos benefícios, particularmente na terceira segunda-feira de janeiro.

Como enfrentar a segunda-feira "mais depressiva do ano" com um sorriso
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle 'Blue Monday'

Segundo um investigador da Universidade de Cardiff, esta segunda-feira, nomeada 'Blue Monday' desde 2005, é considerada "a mais depressiva do ano", isto porque existem várias variáveis que influenciam o nosso humor, como o tempo mais cinzento e frio, o stress que colocamos em nós próprios devido às resoluções de Ano Novo, assim como a baixa motivação.

Apesar da validade científica ser questionável, a 'Blue Monday' ficou popularmente conhecida. Assim, não há nada como um sorriso cuidado para enfrentar este dia. Segundo um estudo publicado no Journal Psychological Science, as pessoas que sorriem mais, têm uma melhor resposta em situações de stress. Ficou igualmente demonstrado que sorrir reduz a frequência cardíaca em situações stressantes.

E não é tudo. Outro estudo provou que ao sorrir estamos a estimular a produção de beta-endorfinas. Ao mudar as nossas expressões faciais para que se assemelhem a um sorriso, este tem o poder de mudar os nossos sentimentos e fazer com que se torne num verdadeiro sorriso.

"É importante que os pacientes percebam que mais do que cuidar dos dentes, estão a cuidar da sua saúde em geral", defende Esmeralda Herrero Vicent, médica dentista e especialista em odontopediatria, em coomunicado, sublinhando que "um bom tratamento é aquele que tem uma abordagem holística".

Por sua vez, Juan Manuel Frade, diretor geral da Align Technology de Portugal e Espanha acrescenta que, "segundo os especialistas, o sorriso tem inúmeros benefícios para a nossa saúde mental e para a nossa autoestima". Por isso, é importante que não seja negligenciado. "Hoje em dia as opções de tratamentos ortodônticos como os 'aligners' transparentes são mais estéticas e discretas, do que os tradicionais 'brackets', além de que o tratamento é menos doloroso", considera.

Leia Também: 'Blue Monday': Os três impactos (surpreendentes) da tristeza nos dentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório