Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

É por isto que não devemos deitar tarde e cedo erguer

Não é por acaso que ouvimos o ditado "deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". É que ficar acordado pela noite dentro aumenta o risco de outra 'pandemia silenciosa'.

É por isto que não devemos deitar tarde e cedo erguer
Notícias ao Minuto

07:45 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças psiquiátricas

Costuma fazer maratonas de séries ou ler pela noite dentro? Temos más notícias para si. Segundo um estudo divulgado na  Biological Rhythm Research, quem adormece mais tarde e acorda cedo têm mais propensão de desenvolver patologias psiquiátricas, como a depressão, neuroticismo e de ter uma regulação emocional mais fragilizada. 

De acordo com o o estudo, deitar tarde e cedo erguer está associado a uma maior auto-percepção da solidão e a um menor volume do hipocampo direito.  E não é tudo. Este hábito também está relacionado com um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. também já estava ligada a um maior risco de se desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Ray Norbury, autor do estudo, recrutou 4684 adultos entre os 40 e os 70 anos para entender se a solidão varia entre quem acorda mais tarde e quem o faz mais cedo e tentaram perceber o seu impacto no volume subcortical na amígdala e no hipocampo. O investigador teve em conta o sexo, a duração do sono e dados socioeconómicos. 

Além de responderem se acordam cedo ou tarde, os voluntários também foram inquiridos acerca do seu historial de saúde mental, bem como sobre a solidão. O cientista recolheu ainda imagens dos cérebros que, posteriormente, foram divididas em três tipos de tecidos, incluindo a matéria cinzenta, a matéria branca e o fluido cérebro-espinhal, para estimarem o volume intracraniano.

Dados do estudo mostram que os mais velhos preferem acordar mais cedo. No entanto, não foram encontradas diferenças entre homens e mulheres ou na duração de sono de ambos, embora o sexo feminino tenham demonstrado que é mais predisposto a sentimentos de solidão. 

Entre os voluntários que se sentem mais sozinhos, os que preferem acordar cedo têm um maior volume do hipocampo, em comparação aos indivíduos que preferem dormir até mais tarde.  Ray Norbury revela que ficar acordado até mais tarde resulta num menor volume no hipocampo direito. O mesmo não se verifica no esquerdo ou na amígdala.

No entanto, Norbury aponta para algumas limitações do estudo, nomeadamente o facto de ter sido usada uma só pergunta para determinar a solidão.

Leia Também: Covid: Estudo revela agravamento de sintomas de depressão e ansiedade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório