Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

'Blue Monday': Os três impactos (surpreendentes) da tristeza nos dentes

Sim, leu bem.

'Blue Monday': Os três impactos (surpreendentes) da tristeza nos dentes
Notícias ao Minuto

06:00 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dentição

Segundas-feiras nunca foram fáceis, mas a 'Blue Monday' pode ser mesmo a mais difícil de todas. Celebrada, este ano, a 17 de janeiro, traz melancolia e ansiedade para muitos e ainda um agravamento de problemas ao nível da saúde oral para outros.

Em comunicado, Khaled Kasem, chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas Impress, explica que quando estamos sob stress, o nosso corpo pode reagir de várias maneiras diferentes. "Podemos suar, ter dores no peito ou sofrer de problemas estomacais". No entanto," a tristeza e a ansiedade podem refletir-se também na saúde de um sorriso, que não só se desvanece, como enfrenta alguns problemas de saúde".

Para ajudar todos os que enfrentam o dia mais triste de ano a sorrir, o chefe ortodontista da Impress revela três consequências do stress nos dentes e antecipa algumas soluções:

1- Bruxismo

O stress causa uma tensão extra nos músculos que pode levar ao ranger involuntário dos dentes, uma prática conhecida como bruxismo e cujos sintomas vão desde dentes cerrados a dores faciais e de ouvidos. O melhor tratamento será sempre o de respirar fundo e, em casos mais graves, procurar a ajuda de um profissional.

2- Unhas roídas

São muitas as pessoas que roem as unhas em situações de ansiedade, mas essa é uma prática que pode acarretar sérias consequências, tendo em conta a fácil transmissão de germes das mãos para a boca. Para prevenir infeções orais, deve manter as unhas curtas e procurar um hábito alternativo.


3- Boca seca

Stress, ansiedade e depressão são responsáveis por diminuir a produção de saliva, o que resulta numa boca seca, ressacada e áspera. Deve, por isso, beber bastante água.

Leia Também: Má higiene oral pode desencadear doenças potencialmente fatais

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório