Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Publicidade enganosa? Máscaras tornam pessoas mais atraentes, diz estudo

Homens que usam máscaras cirúrgicas azuis são vistos como mais atraentes.

Publicidade enganosa? Máscaras tornam pessoas mais atraentes, diz estudo
Notícias ao Minuto

08:10 - 14/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

Investigadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, ficaram surpresos ao descobrir que tanto homens quanto mulheres eram considerados mais atrativos quando a metade inferior dos seus rostos estava coberta por uma máscara, reporta o jornal The Guardian. 

Mais ainda, os académicos apuraram que um rosto tapado com uma máscara cirúrgica do tipo descartável é provavelmente o mais atraente.

Michael Lewis, médico e professor na Faculdade de Psicologia da Universidade de Cardiff e especialista em rostos, disse que pesquisas realizadas antes da pandemia determinaram que as máscaras faciais médicas reduziam a atratividade porque estavam associadas a infeções ou doenças.

"Queríamos testar se isso havia mudado desde que os revestimentos faciais se tornaram omnipresentes e entender se o tipo de máscara tinha algum efeito", explicou ao The Guardian. 

"O nosso estudo sugere que os rostos são considerados mais atraentes quando cobertos por máscaras faciais médicas. Tal pode dever-se ao facto de que estamos acostumados a profissionais de saúde que usam máscaras azuis e agora associamos isso a pessoas em profissões médicas. Num momento em que nos sentimos vulneráveis, podemos considerar o uso de máscaras médicas reconfortante e daí sentirmo-nos mais atraídos por quem as usa". 

A primeira parte do estudo foi realizada em fevereiro de 2021, altura em que a população britânica se acostumou a usar máscaras em determinadas circunstâncias. Os investigadores pediram a 43 mulheres que classificassem numa escala de um a 10 a atratividade de imagens de rostos masculinos sem máscara, com uma máscara de pano lisa, uma máscara de rosto médica azul, e a segurar um livro preto que cobrisse a mesma área que uma máscara facial esconderia.

As participantes disseram que aqueles que usavam uma máscara de pano eram significativamente mais atraentes do que aqueles sem máscaras ou cujos rostos foram parcialmente obscurecidos pelo livro. Mas a máscara cirúrgica - que era apenas um tipo normal e descartável - fazia o respetivo utilizador parecer ainda mais atrativo. 

Leia Também: Ómicron: O sintoma preocupante a ter em atenção mesmo após recuperação

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório