Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pare de se remediar e crie um espaço de teletrabalho à altura!

Trabalhar em casa: em tempos uma exceção, hoje em dia a regra. Assim será para a maioria dos empregos que se compadeçam com esta alternativa. Rendidos que estamos à necessidade - e vantagens - de implementar o teletrabalho, façamos o exercício de perceber se temos criadas as mínimas condições que esta modalidade requer. Tem vindo a remediar-se com o que já tinha, desprezando as reais exigências que trabalhar a partir de casa comporta? Mude de perspetiva investindo na decoração certa.

Pare de se remediar e crie um espaço de teletrabalho à altura!
Notícias ao Minuto

09:14 - 17/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Há quase um ano, vaticinávamos que o teletrabalho teria vindo para ficar. Que não seria apenas uma inevitabilidade a reboque da pandemia - e portanto eventualmente passageira -, mas antes se viria como que a dissociar dessa realidade, sobrevivendo-lhe.

Meses volvidos, e, é certo, o mundo ainda está a braços com a pandemia, se bem que em termos diferentes comparativamente com há uns tempos. Mas cada vez mais certo é também que dos vários processos de adaptação a que todos fomos forçados nos últimos dois anos pudemos absorver algumas aprendizagens, nomeadamente que o trabalho tenderá a exigir cada vez menos um espaço físico como antes conhecíamos, rendendo-nos, assim, à evidência de que o universo laboral não mais voltará a ser o mesmo.

Nos dias que correm, já tratamos o trabalho remoto por tu, estando perfeitamente enquadrado nas nossas rotinas. É parte integrante do 'novo normal'. O facto de não ser temporário despiu a roupagem de promessa para se cumprir. E mesmo que no futuro possa ser adotado apenas esporadicamente, a pergunta impõe-se: tem reunidas as condições em sua casa para acomodar esta exigência profissional ou continua a adiar essa tomada de decisão e a 'remediar-se'? Num caso ou noutro, espreite algumas sugestões de decoração da hôma - Happy Home Living que irão melhorar a sua qualidade de vida no que ao teletrabalho diz respeito.

O essencial: Secretária e cadeira

Por favor dê uma folga à mesa da sala ou da cozinha e invista numa secretária de trabalho. Sabemos que nem todos terão a possibilidade de ter em casa um escritório dedicado para trabalhar, mas servir-se dos móveis que já tinha não poderá ser uma solução a longo prazo. Até porque se ainda não os estragou com riscos inerentes à simples manipulação do computador é praticamente um milagre.

Notícias ao Minuto © hôma  

A mesma lógica das mesas aplica-se, de resto, às cadeiras. É mais do que altura de devolver à cadeira que tem usado para o trabalho a função a que originalmente se destinava.

E ao adquirir uma cadeira própria para trabalhar, não é só a sua mobília antiga que agradece: as suas costas também. Aposte numa opção ergonómica, é um investimento com retorno garantido.

Notícias ao Minuto © hôma  

Não fira a decoração, melhore-a

Além de salvaguardar os objetos que já tinha, tanto quanto possível - e os metros quadrados da sua casa o permitirem - delimite áreas, separando o lazer do trabalho. Criando uma barreira física com ajuda de um biombo ou através da própria disposição da nova secretária estará a construir também uma barreira mental indispensável à concentração de que precisa para trabalhar.

Notícias ao Minuto © hôma  

Simultaneamente, não se esqueça de que poderá (deverá, diríamos até) fazer escolhas a nível decorativo que enriqueçam os ambientes das divisões de sua casa. Não receie conjugar materiais e texturas diferentes. Arrisque. Opções arrojadas poderão ser o balão de oxigénio de que a sua sala, por exemplo, está a precisar para se tornar um espaço mais apetecível agora que passa lá mais tempo do que nunca. Um toque industrial poderá ficar a matar.

Se preferir enveredar por elementos mais sóbrios, dê primazia à consistência relativamente à linha de decoração que já tinha. Lembre-se de que o clássico dificilmente sairá de moda.

A (não menos) importante iluminação 

Outro aspeto que não pode negligenciar em matéria de teletrabalho é a iluminação artificial, sobretudo no inverno, quando os dias se mantêm ainda curtos, não podendo retirar máximo proveito da luz natural.

Notícias ao Minuto © hôma  

O candeeiro de teto a que tem vindo a recorrer não é suficiente. Precisa, pois, de iluminação dirigida ao seu posto de trabalho, devidamente adequada quer em termos de intensidade quer em termos de posicionamento para que os seus olhos não tenham de se esforçar mais do que seria suposto.

Notícias ao Minuto © hôma  

Aposte em evitar o caos

Por último, não deixe todo o material que utiliza para trabalhar espalhado. A sua casa continua a ser isso mesmo, a sua casa, um espaço que se quer sobretudo de conforto e que, provavelmente, partilhará com alguém. Mesmo que se organize no meio do seu pequeno caos, o ruído visual que está criar interfere no seu bem-estar (mesmo que não se aperceba) e no dos outros.

Posto isto, palavra de ordem: arrumar. E caso não tenha como receber mais uma estante na divisão em que trabalha, um módulo de gavetas poderá ser uma opção válida, tal como caixas devidamente etiquetadas para que saiba exatamente o que lá tem dentro.

Notícias ao Minuto © hôma  

Como já percebeu, não é preciso assim tanto para adequar a sua casa às necessidades impostas pelo teletrabalho. Na hôma - Happy Home Living encontrará as melhores soluções para fazer investimentos estratégicos, sem esquecer a coerência decorativa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório