Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Identificada variante genética associada a Covid-19 grave

De acordo com investigadores polacos, o perfil genético de cada indivíduo tem uma influência significativa na forma como a Covid-19 afeta cada um, independentemente de outros fatores de risco já identificados, como a obesidade, idade ou comorbilidades.

Identificada variante genética associada a Covid-19 grave
Notícias ao Minuto

12:30 - 12/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Investigadores da Universidade Médica de Bialystok, na Polónia, identificaram uma variante genética que pode estar na base de uma maior predisposição a desenvolver Covid-19 de forma mais severa, avança a agência Efe.

Segundo a agência noticiosa, a descoberta, considerada "inovadora" pela direção da Universidade de Bialystock, foi realizada pela dupla de professores Marcin Moniuszko e Miroslaw Kwasniewski. De acordo com os resultados do estudo, o perfil genético de cada indivíduo tem uma influência significativa na forma como a Covid-19 afeta cada um, independentemente de outros fatores de risco já identificados, como a obesidade, idade ou comorbilidades.

Dados da investigação, realizada em colaboração com o Instituto de Doenças Pulmonares e Tuberculose em Varsóvia e a empresa privada ImageneMe, mostram que a presença da variante genética em questão, que pertence ao cromossoma número 3, pode afetar as hipóteses de um doente infetado morrer de Covid-19, risco que duplica em comparação com os não portadores. 

A partir da análise a uma amostra de 1500 pessoas, os investigadores descobriram que 14% das pessoas na Polónia têm o gene, enquanto no resto da Europa a percentagem é de 9%.

A dupla acredita que identificar variante pode não só evitar mortes, como ajudar a eleger o melhor tratamento e servir para levar a cabo terapêuticas prematuras.

Leia Também: Covid: Estudo revela agravamento de sintomas de depressão e ansiedade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório