Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ter uma constipação "aumenta a imunidade contra a Covid-19"

Lutar contra uma constipação causada por outros coronavírus pode treinar o sistema imunológico para enfrentar a Covid-19.

Ter uma constipação "aumenta a imunidade contra a Covid-19"
Notícias ao Minuto

08:30 - 11/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Cientistas do Imperial College de Londres descobriram que o ato de tossir e espirrar aumenta os glóbulos brancos vitais chamados células T, capazes de reconhecerem múltiplos vírus, avança o jornal The Sun. 

O médico e autor do estudo Rhia Kundu disse: "descobrimos que níveis elevados de células T pré-existentes, produzidas pelo organismo quando infetado por outros coronavírus, podem proteger contra a infeção por Covid". 

"Trata-se de uma descoberta importante, mas é apenas uma forma de proteção e não se deve contar somente com isso", acrescentou. 

"A melhor maneira de se proteger contra a Covid consiste em estar totalmente vacinado, incluindo receber a dose de reforço". 

O estudo analisou um grupo de 52 pessoas que coabitam com indivíduos infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19 - contudo, apenas metade dessas pessoas foi infetada.

Os exames de sangue mostraram que os 26 voluntários que evitaram a infeção registavam níveis mais elevados de células T por terem contraído outros coronavírus no passado.

Existem pelo menos quatro tipos de coronavírus que infetam regularmente os seres humanos e que provocam cerca de uma a cinco constipações. 

O estudo do Imperial College mostra que todos os coronavírus parecem igualmente semelhantes ao corpo humano e como tal, as células T - que destroem as células infetadas - produzidas por um determinado vírus funcionam contra os outros.

As células T procuram partes do vírus que não sofrem mutações com muita frequência, e é por isso que as vacinas criadas para a estirpe original do SARS-CoV-2 ainda funcionam contra as novas variantes Covid, mesmo que os anticorpos sejam menos eficazes.

Leia Também: Estudo sul-africano sugere que Ómicron dá imunidade contra a Delta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório