Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

As (curiosas) tendências desportivas que vão explodir em 2022

Vão levá-lo de volta ao ginásio.

As (curiosas) tendências desportivas que vão explodir em 2022
Notícias ao Minuto

18:30 - 07/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fitness

Fitboxing, exercícios hormonais e animal flow. Estes nomes dizem-lhe alguma coisa?

Eis as principais tendências desportivas para 2022, segundo o Urban Sports Club. Saiba ainda onde praticá-las.

Fitboxing

Considerada uma das atividades físicas mais completas por trabalhar a capacidade cardiovascular, a coordenação, a agilidade, os reflexos e ainda exigir a utilização de músculos de todo o corpo, o fitboxing pode ser praticado de diversas formas: treinos em sacos individuais ou coreografias sem contacto, alternados com exercícios funcionais. Mantendo todos os benefícios do boxe, a modalidade é perfeita para os que se mantinham reticentes por medo do contacto físico com outro desportista.

Onde praticar?

The Code: A modalidade Collide é um treino de alta intensidade que desenvolve a resistência cardiovascular e tonifica o corpo, aliando uma vertente lúdica específica ao boxe.

Rounds Academy : As aulas de HIIT Boxing aliam perfeitamente as técnicas de combate com uma sequência potente de exercícios cardiovasculares.

Animal flow

Trata-se de um treino dinâmico e divertida que consiste em imitar os movimentos de animais como sapos, crocodilos, escorpiões e gorilas, através de uma coreografia. Além de trabalhar a flexibilidade, tonifica os músculos, ajuda a ganhar força e melhora a estabilidade, a elasticidade e a resistência cardiovascular.

Onde praticar?

A Calistenia Portugal é o pioneiro da modalidade em Portugal, com  aulas todas as 4ªs feiras.

Ballet fitness

Combina posturas e posições de ballet, exercícios de barra e fitness, entre outro tipo de modalidades. Proporciona definição muscular, flexibilidade e consciência corporal, para uma melhor postura e equilíbrio. O melhor de tudo? Não é necessária qualquer experiência em ballet.

Onde praticar?

Ballet Body Lab: Se prefere treinar no conforto de sua casa, estas são as aulas perfeitas, pois são todas online - e, por vezes, existem algumas sessões ao ar livre. 

Ballerina Body: Estas aulas aliam as técnicas de ballet, dança contemporânea, barra-no-chão, pilates e ioga ao treino físico. São perfeitas para quem sempre quis ter o corpo de uma bailarina sem precisar de dançar.

Treinos hormonais

As hormonas dos homens e das mulheres flutuam ao longo do mês e é possível equilibrá-las com o que é conhecido como 'hormone coaching'. No caso das mulheres, a série desportiva deve ser pensada de acordo com o ciclo menstrual, de 28 em 28 dias, para melhores efeitos e resultados.

  • Fase menstrual: considerada de mais baixa energia, o ideal são atividades centradas na flexibilidade e na respiração como ioga, pilates e alongamentos;
  • Fase folicular: quando o corpo se prepara para ovular, há uma subida de energia. É o momento ideal para os exercícios de força como o HIIT;
  • Fase de ovulação: nesta fase, o corpo da mulher tem o pico de energia mais alto, que dura cerca de 36 horas. Os treinos de alta intensidade em menor tempo são recomendados, assim como desportos que trabalhem a força e a potência, como a musculação.
  • Fase pós-menstrual:  Os exercícios mais indicados são as atividades anaeróbicas e de potência, como musculação, HIIT e exercícios funcionais. 

Onde praticar?

Os 'personal trainers' Afonso Vareta e Andreia Rosa, parceiros do Urban Sports Club, oferecem treinos personalizados às necessidades e ciclos individuais de cada aluno.

Leia Também: 'Runner’s high': O que é e, afinal, qual a relação com a canábis?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório