Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ómicron: Dose de reforço reduz risco de adoecer gravemente em até 86%

Doses extra das vacinas contra a Covid-19 diminuem o risco de adoecer gravemente com a variante Ómicron em até 86%, dizem cientistas.

Ómicron: Dose de reforço reduz risco de adoecer gravemente em até 86%
Notícias ao Minuto

07:34 - 31/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Num novo estudo, cientistas analisaram como as amostras de sangue de indivíduos infetados se comportam contra a estirpe mutante, avança o jornal The Sun. 

Três doses dos imunizantes atualmente existentes ainda proporcionaram altos níveis de proteção contra a Ómicron em termos de necessidade de tratamento hospitalar, contudo a capacidade de prevenir infecções leves caiu, revelou uma equipa de especialistas do Imperial College London, no Reino Unido. 

Leia Também: Três doses da vacina Coronavac neutralizam todas as variantes, diz estudo

A investigadora e professora Azra Ghani disse: "os nossos resultados demonstram a importância de administrar doses de reforço. Estamos numa boa posição no Reino Unido porque as doses de reforço foram distribuídas aos grupos de maior risco há pouco tempo". 

"Quanto mais forem administradas e mais depressa, melhor será o impacto". 

O estudo mencionou ainda que a toma de uma dose de reforço entre pessoas com mais de 60 anos reduzirá as mortes do próximo ano em 25%.

A professora Ghani acrescentou: "de uma perspectiva individual, temos visto uma muito boa, alta eficácia da vacina com uma baixa chance de um resultado grave se recebeu a dose de reforço. A dificuldade reside no facto de, ao nível da população, poder ainda significar um grande número de pessoas que necessitam de ser hospitalizadas". 

"É muito provável que essas hospitalizações sejam menos graves, mas é a pressão sobre o sistema de saúde que realmente importa". 

Os investigadores creem que as pessoas têm cinco vezes mais probabilidade de contrair Covid pela segunda vez a partir da estirpe mutante Ómicron.

Leia Também: Cientistas identificam anticorpos que podem neutralizar variante Ómicron

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório