Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

'Epidemia silenciosa'. Quatro perguntas e respostas sobre depressão

Os sinais não são iguais para todos. Por isso, a Ordem dos Psicólogos divulgou um guia com factos para perceber a depressão.

'Epidemia silenciosa'. Quatro perguntas e respostas sobre depressão
Notícias ao Minuto

16:35 - 30/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

O que é depressão? Como afeta cada um? O que se pode fazer? Para responder a estas e outras perguntas a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) divulgou um guia sobre o problema de saúde mais frequente do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Veja abaixo três perguntas e respostas sobre a doença que afeta 10% dos portugueses:

1- O que é a depressão?

A depressão pode ser compreendida como uma doença, diagnosticada na sequência de alterações do humor e comportamento, que durem mais de duas semanas. Também pode ser entendida como um contínuo, ou seja, que vai de nada deprimido a muito deprimido. No fundo, é importante perceber que a depressão existe e não pode ser visto como algo da nossa cabeça ou um sinal de fraqueza e que não dura para sempre e pode acontecer a qualquer pessoa.

2- Como nos faz sentir?

A depressão afeta as pessoas de forma diferente e cada um pode experienciar estados depressivos que podem incluir pensamentos (de fracasso, culpa, insatisfação, entre outros), sentimentos (tristeza, infelicidade, desespero, exaustão, cansaço, irritabilidade, solidão, vontade de desaparecer, entre outros) e comportamentos (dificuldade em dormir, alterações de apetite, dificuldade de concentração e de tomada de decisões, consumo de álcool e drogas e erros no trabalho, entre outros).

3- A depressão pode ser ultrapassada?

Entre 80% a 90% das pessoas que experienciam depressão recuperam o seu bem-estar depois de receberem ajuda profissional adequada. Sem essa ajuda, a depressão pode afetar de forma profunda e negativa o dia-a-dia, a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos, assim como as relações.

4- Como ultrapassar?

Existem quatro passos fundamentais para conseguir ultrapassar a depressão. O primeiro é reconhecer que precisa de ajuda, sobretudo quando se sente deprimido mais do que duas semanas. O segundo é recorrer a um psicólogo porque "a intervenção psicológica é o tratamento de primeira linha recomendado pela evidência científica e ajuda a maior parte das pessoas", pode ler-se no documento da OPP. O psicólogo ajuda a desenvolver competências para lidar com pensamentos, sentimentos e comportamentos. Poderá ser recomendada a psicoterapia, conjugada ou não, com tratamento farmacológico. A terceira fase é praticar o autocuidado e a resiliência, essenciais para ajudar a lidar com o que despoletou o estado depressivo. Pode desenvolver e manter relações significativas, alimentar-se de forma saudável, dormir bem, realizar atividade física, conversar e dedicar tempo ao lazer. Por fim, reforce a relação com família e amigos, mesmo que não lhe apeteça. Falar sobre o que incomoda e ter o apoio dos outros pode mesmo ajudar.

Leia Também: Três redes sociais foram associadas ao agravamento de depressão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório