Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Três doses da vacina Coronavac neutralizam todas as variantes, diz estudo

Incluindo a Ómicron.

Três doses da vacina Coronavac neutralizam todas as variantes, diz estudo
Notícias ao Minuto

08:25 - 30/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

De acordo com um novo estudo realizado por investigadores chineses e citado pela revista Galileu, os anticorpos produzidos após a toma de três doses da vacina Coronavac bastam para neutralizar todas as variantes do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, incluindo a estirpe mais recente Ómicron.

Os investigadores colheram amostras de 60 voluntários, entre os quais metade haviam sido vacinados com duas doses da Coronavac e a outra metade havia sido inoculada com três doses. Sendo que nenhum dos participantes havia sofrido de Covid-19 previamente à pesquisa.

Leia Também: Covid-19: Afinal, pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus?

Conforme avança um comunicado publicado pelo Instituto Butantan e a revista Galileu, os cientistas conseguiram isolar 323 anticorpos existentes no soro de quatro voluntários vacinados com a terceira dose. 

Esses anticorpos derivavam de células B, responsáveis pela memória do sistema imunológico.

De seguida, variantes distintas do novo coronavírus foram expostas ao soro e os cientistas constataram que metade dos anticorpos foram suficientes para as neutralizar.

Adicionalmente, os investigadores testaram cobaias animais de modo a comprovar a eficácia dos anticorpos. Uma dose de soro que continha um único anticorpo diminuiu em 10 mil vezes a quantidade do vírus nos pulmões dos bichos. Entretanto, uma dose extra, que incluía quatro anticorpos, eliminou totalmente o SARS-CoV-2. 

O estudo, que ainda não foi revisto por pares, foi levado a cabo por cientistas da Academia Chinesa de Ciências, da Academia Militar Chinesa de Ciências, do Instituto Nacional de Controle de Drogas e Alimentos e da Sinovac.

Leia Também: Vacina da AstraZeneca é eficaz contra a Ómicron com dose de reforço

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório