Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Ómicron: O primeiro sintoma pode manifestar-se no tom da sua voz

Existem alguns sinais reveladores de que pode ter a estirpe mutante do novo coronavírus - no entanto, saiba que pode ser capaz de 'ouvir' o primeiro sintoma antes de se sentir doente.

Ómicron: O primeiro sintoma pode manifestar-se no tom da sua voz
Notícias ao Minuto

07:23 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Se a sua família, amigos ou colegas estão a comentar sobre o facto de ter a voz rouca, e não esteve propriamente a esforçar as cordas vocais - a cantar ou a gritar, por exemplo - , tal pode ser sinal de infeção pela Ómicron, aquela que é a variante mais recente do novo coronavírus, SARS-CoV-2, causadora da Covid-19, avança um artigo publicado no jornal britânico The Sun. 

Poderá notar inclusive que a sua voz soa um pouco mais grave e profunda do que o habitual.

Isso pode ser porque tem a garganta 'arranhada' - um dos primeiros sintomas de Ómicron, de acordo com especialistas.

Leia Também: Como distinguir os sintomas da Ómicron da gripe comum? O que tem de saber

Os médicos afirmam que os pacientes afetados pela nova estirpe não parecem estar a sofrer de dores de garganta, como no caso das infeções pela variante Delta, mas de garganta 'arranhada'. 

Durante uma conferência de imprensa na semana passada Ryan Roach, o chefe-executivo da Discovery Health, a maior seguradora de saúde privada da África do Sul, disse que se tratava do sintoma mais comum que os pacientes infetados pela Ómicron estão a enfrentar. 

Sinal esse que geralmente é seguido por congestão nasal, mencionou Roach, com outros sintomas comuns, incluindo tosse seca e dor na parte inferior das costas.

Uma série de estudos extremamente positivos mostram que a Ómicron é menos severa comparativamente a outras estirpes, com o primeiro relatório oficial do Reino Unido a revelar que o risco de hospitalização é 50 a 70% menor do que com a Delta.

Adicionalmente, a toma de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 é a melhor proteção face à Ómicron. Sendo que dados iniciais sugerem um nível de eficácia que ronda os 75%. 

Leia Também: Ómicron: Estes sintomas manifestam-se 48 horas após a infeção

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório