Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

De moinhos a 'chalets', eis cinco segredos históricos da região de Lisboa

Prepare as malas.

De moinhos a 'chalets', eis cinco segredos históricos da região de Lisboa
Notícias ao Minuto

07:00 - 27/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Roteiros

Viaje para fora cá dentro e embarque com a sua família numa viagem pelo tempo, entre os séculos XV e XIX. A Entidade Regional do Turismo da Região de Lisboa revela alguns dos lugares da região de Lisboa que guardam os melhores segredos - e de paragem obrigatória. 

1- Moinho da Maré da Mourisca, em Setúbal

À beira da Reserva Natural do Sado, esta é uma zona privilegiada para a observação de aves. Ao longo do ano, existem diversas atividades para descobrir, desde visitas guiadas, passeios pedestres, passeios de barco, workshops e exposições temáticas, feiras e outros eventos temáticos, apresentação de projetos ambientais, degustação de ostras e produtos regionais e, claro, observação de aves.

2- Moinho da Maré de Corroios

Edificado por iniciativa de Nuno Álvares Pereira, em 1403, este moinho recorria à energia das marés para impulsionar a atividade da moagem, no estuário do Tejo. Também conhecido por Moinho do Castelo, oferece aos visitantes uma exposição de longa duração denominada '600 Anos de Moagem'.

3- 'Chalet' da condessa de Edla, em Sintra

É considerado um 'refúgio de artes' por se ter tornado o ninho romântico de Elise Friederike Hensler, uma cantora de ópera, e de D. Fernando II. O 'chalet' de estilo alpino, na zona ocidental do Parque da Pena, foi distinguido em 2013 com o prémio União Europeia para o Património Cultural – Europa Nostra, na categoria 'Conservação', depois de ter sido alvo de obras de reconstrução

4- Palácio Nacional de Mafra

Este palácio também erradia uma beleza sem paralelo, com o seu estilo barroco. Naquela que foi a fonte de inspiração para a icónica obra 'O Memorial do Convento', de José Saramago, os visitantes podem encontrar uma 'Obra de Arte Total': arquitetura, escultura, pintura, música e até livros.

5- Palácio Nacional de Queluz

Tendo sido um dos principais cenários de três gerações da família real portuguesa, as suas paredes têm muitas histórias para contar aos visitantes. Apesar dos muitos recantos imperdíveis, os Jardins do Palácio também merecem toda a atenção. Faz ainda parte da 'Rota Europeia de Jardins Históricos', que integra as 'Rotas Culturais do Conselho da Europa' desde 2020.

Leia Também: Oito destinos que tem (mesmo) de incluir na sua 'bucket list' de viagens

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório