Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro sinais de que tem falta de ferro

A anemia é uma das consequências mais comuns da carência de ferro no organismo.

Quatro sinais de que tem falta de ferro
Notícias ao Minuto

09:45 - 23/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Anemia

Conforme explica um artigo publicado no site Essential Nutrition, o défice de ferro é um dos desequilíbrios nutricionais mais comuns em todo o mundo, e as mulheres estão entre os grupos com maior risco.

O nutriente é fundamental para a produção de hemoglobina, uma proteína que auxilia as células vermelhas do sangue a fornecerem oxigénio ao corpo como um todo. Sendo, que o défice de ferro pode levar ao desenvolvimento de anemia. 

Eis, quatro sintomas de carência de ferro aos quais deve estar atento:

1. Sente-se exausta

É o sintoma mais comum de défice deste nutriente e possivelmente também é o mais difícil de identificar.

"As mulheres estão tão acostumadas a ter vidas frenéticas e sensação de cansaço", afirma Nancy Berliner, MD, editora-adjunta da revista Blood da Sociedade Americana de Hematologia.

Leia Também: Especialistas alertam para 'epidemia escondida' que afeta 20% portugueses

"Muitas vezes apenas ignoram o cansaço por ser parte da vida", acrescenta. 

Contudo, a carência de ferro leva a que chegue menos oxigénio aos tecidos, deixando seu corpo privado de energia. Por outras palavras, se à sua fadiga 'normal' surgem sinais como sensação de fraqueza, irritação ou incapacidade de se concentrar - a falta de ferro no organismo pode ser a razão. 

2. Menstruação é intensa

Nas mulheres, a grande causa de défice de ferro são menstruações demasiado intensas, conta Jacques Moritz, MD, diretor de Ginecologia da Mount Sinai St. Luke’s Roosevelt, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

"Perdem muito sangue, substituem cerca de metade, e isto repete-se nos meses seguintes", explica. "É como abastecer um carro com uma pequena retenção no tanque". 

O especialista recomenda fazer um teste simples - se tem de mudar o penso ou tampão com mais frequência do que a cada duas horas, converse com o seu ginecologista.

3. Palidez

A hemoglobina confere a cor vermelha ao sangue e, como tal, a cor rosada da pele. Isso significa que níveis reduzidos da proteína podem contribuir para a palidez da tez, refere Moritz.

Mais ainda, se o interior dos lábios, gengivas e o interior das pálpebras inferiores estiverem menos avermelhados do que o habitual, tal pode indicar falta de ferro. 

4. Fica com falta de ar facilmente

Se percebe que está a ficar sem ar ao fazer coisas que normalmente faria sem esforço, seja por exemplo subir um lance de escadas ou ao fazer uma caminhada – a carência de ferro pode ser responsável. 

Leia Também: Entidades querem que saúde otimize situações de doentes com anemia


 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório