Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Chegada do inverno requer cuidados redobrados com a voz, médica explica

Artigo de opinião de Mariline Santos, Otorrinolaringologista no Instituto CUF Porto - Consulta da Voz.

Chegada do inverno requer cuidados redobrados com a voz, médica explica
Notícias ao Minuto

19:14 - 20/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Opinião

Com a chegada da época mais fria do ano é comum o aparecimento de alterações na voz. É importante estar alerta para determinados sintomas e procurar uma observação médica precoce, de modo a evitar a evolução da doença e eventuais complicações. Saiba como cuidar da sua voz!

Porque surgem mais queixas vocais no Inverno?

Uma das razões para o problema está nos vírus e noutros agentes infeciosos que, com as temperaturas mais baixas, têm as condições ideais para proliferar e causar infeções respiratórias. Assim, no inverno, devido às condições atmosféricas mais adversas, é mais comum a ocorrência de infeções respiratórias, as quais, afetando diretamente a laringe e/ou pulmões, nariz ou faringe vão levar ao aparecimento de alterações vocais. 

Lembre-se que a voz é um som audível que depende da atividade e equilíbrio entre três sistemas: sistema respiratório (pulmões), sistema vibratório (laringe) e sistema de ressonância (cavidade nasal, cavidade oral e faringe). Qualquer situação que comprometa o normal funcionamento de um ou mais destes três sistemas leva a alterações da nossa voz.

Quais os sinais e sintomas que podem surgir? 

A disfonia é o termo médico para as alterações na qualidade da voz e inclui alterações no volume e / ou no tom de voz. É um exemplo de disfonia a rouquidão, a qual é muitas vezes acompanhada de outros sinais e sintomas tais como: pigarro, falhas vocais e por vezes perda vocal total (afonia), cansaço vocal, necessidade de muito esforço para falar, dificuldade na projeção vocal, garganta seca, dor de garganta, sensação de corpo estranho na garganta, dor cervical, falta de ar e episódios de engasgamento. 

Notícias ao Minuto

Dra. Mariline Santos© DR

Como prevenir? 

As seguintes recomendações adequam-se a todos os meses do ano, mas em particular aos meses mais frios. Destinam-se igualmente a todas as pessoas, mas de forma redobrada às pessoas que dependem da voz para exercer a sua atividade profissional (cantor, professor, trabalhador de Call Center, vendedor, etc.) ou doentes com queixas vocais frequentes:

1 – Evitar a exposição a mudanças de temperatura bruscas. 

2 - Evitar locais com ar condicionado. Nos casos em que não for possível, beber mais vezes pequenos goles de água.

3 – Não fumar e evitar ambientes com fumo de tabaco.

4 - Evitar alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios.

5 - Beber bastante água. A água hidrata o corpo e lubrifica as cordas vocais.  

6 - Evitar o consumo excessivo de bebidas com cafeína tal como o café ou alguns chás. 7 - Evitar bebidas gaseificadas ou alcoólicas. 

8 - Evitar pigarrear (“limpar a garganta”). 

9 - Evitar gritar ou falar muito alto. Deve falar devagar e realizar pausas respiratórias frequentes, articulando bem as palavras. Deve ter uma postura corporal adequada pois isso melhora a respiração e, logo, a voz.

10 - Evitar falar em ambientes com muito barulho. 

11 - Evitar alimentos que contribuam para um maior refluxo gastro-esofágico (cebola, laranja, chocolate, tomate, alimentos com elevado teor de gordura, condimentos picantes). 

12 - Ao jantar coma pouco e opte por cozidos e grelhados. Evite beber leite à noite. 

13 - Não se deite após as refeições, espere 2-3 horas até se deitar. 

Esteja atento a alterações na voz!

Relembre-se que, apesar das causas inflamatórias e infeciosas serem a razão mais frequente para alterações da voz durante o inverno, as causas para queixas vocais incluem um largo espectro de situações que variam desde um incorreto uso da voz à presença de lesões benignas e lesões malignas. Por esta razão, alterações na voz são um sinal a que deve estar atento e tratando-se, por exemplo, de uma rouquidão que persiste mais do que 2-3 semanas, e em particular se for fumador, é recomendado uma avaliação presencial por um especialista em Otorrinolaringologia, uma vez que na consulta podem ser feitos de imediato exames endoscópicos, nomeadamente laringoscopia e nasofibrolaringoscopia, atualmente já com possibilidade de observação em 3D nos centros mais diferenciados, que permitem avaliar as cordas vocais e identificar, por exemplo, lesões benignas ou malignas que possam estar a ser a causa da rouquidão. Só depois de identificada a causa da rouquidão será possível propor o plano terapêutico mais adequado e eficaz. 

Esteja atento e cuide da sua voz!

Leia Também: Cinco bons motivos para beber vinho no inverno (sim, tem permissão)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório