Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

O frio não dá tréguas? Como tornar a sua casa mais quentinha este inverno

Estamos em pleno mês de janeiro e o frio aperta, incomodando mais agora que já não temos as distrações de Natal e Ano Novo para nos aquecer. Para evitar bater o dente dentro de casa, não precisa de se vestir com várias camadas de roupa como se fosse enfrentar um clima de neve. Confira antes estas simples, porém valiosas, dicas de decoração para tornar a sua casa mais quentinha neste inverno.

O frio não dá tréguas? Como tornar a sua casa mais quentinha este inverno
Notícias ao Minuto

09:14 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

É oficial. Está aberta a época do frio. Sabemos que o inverno - estação que usa como coroa as baixas temperaturas - começou ainda decorria o mês de dezembro, mas talvez à boleia do coração aquecido pelas festividades do Natal e do Ano Novo nem nos tenhamos apercebido bem de que o frio está mesmo aí e veio para ficar durante uns meses.

É tempo de dar uso a gorros e luvas quando andamos na rua, e de acender a lareira quando ficamos por casa, escolha, por sinal, para que tendemos a pender. Os dias mantêm-se curtos e assim que o sol se põe o relógio pede maior recolhimento no lar. Até porque o sofá chama mais do que nunca por nós.

Mais do que nunca também importa garantir o máximo conforto dentro de portas, certificando-nos de que o frio fica cativo lá fora. E se se está a debater com formas de tornar a sua casa mais quentinha neste inverno, siga estes preciosos conselhos de decoração da hôma - Happy Home Living.

'Inimigos' a afastar e 'amigos' a considerar

Tremer de frio na própria casa é um cenário que todos queremos evitar. Assegurar uma temperatura adequada é, de resto, essencial não só por questões de bem-estar, como mesmo de saúde. Por exemplo, uma noite com frio é sinónimo de uma noite mal dormida, concorda? Mas não desespere caso o frio tenha decidido ser implacável este inverno. Há alguns truques que pode aplicar por forma a fintar as baixas temperaturas e recuperar a desejada comodidade dentro de quatro paredes.

Uma casa vazia é um 'inimigo' que vai querer afastar. Quanto mais vazios estão os compartimentos, menos conseguem reter o calor. Posto isto, aposte em encher as divisões - não encher por encher, claro, mas com objetos que façam sentido, se enquadrem na decoração prévia e sejam úteis. Nesta senda, estantes com livros verificam-se um excelente aliado, contribuindo para preservar o calor

Notícias ao Minuto © hôma  

Seguindo a mesma ordem de ideias, deve evitar também paredes despidas. Adorne, pois, as paredes de sua casa com quadros, espelhos, molduras com fotografias, ou até tapeçarias, dotando as paredes de mais poder no que toca a funcionarem como uma potente barreira de isolamento.

Notícias ao Minuto © hôma  

Deste modo, conseguirá, inclusive, 'casar' o melhor de dois mundos: além de contribuir para que os compartimentos fiquem mais quentes, está ainda a investir em melhorar o seu potencial decorativo.

Tons, texturas e materiais fazem (mesmo) a diferença

Optar por pintar as paredes com tons mais quentes - escapando ao tradicional branco - é outra solução válida. Aliás, tons e texturas, não só nas paredes como nos têxteis, podem fazer toda a diferença para conseguir ser bem sucedido na tarefa de tornar uma divisão mais quente. Para o efeito, deverá simultaneamente ter em consideração materiais como camurça e veludo nas escolhas de decoração que faz.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mantas, almofadas e tapetes? Quantos mais, melhor, evidentemente! Não receie em abusar: conforto deve mesmo ser palavra de ordem.

Notícias ao Minuto © hôma  

Saiba que também os cortinados podem servir de barreira ao frio, sobretudo se seguir as instruções deixadas acima sobre tons, texturas e materiais pelos quais deverá optar. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Em espaços mais amplos, muni-los de biombos ou divisórias pode ajudar bastante a reter o calor. No caso das salas, a título de exemplo, pode recorrer a estes objetos para fazer a separação entre área de refeições e área de descanso e de lazer, enriquecendo adicionalmente a sua decoração.

Da roupa de cama à disposição dos móveis... e ainda velas

Passando agora para os quartos. Há pouco, mencionámos noites mal dormidas em função do frio, recorda-se?  Neste particular, mais do que na quantidade de roupa que tem na cama - que acrescenta peso desnecessário -, invista na qualidade da mesma. Dormir como um bebé pode estar apenas à distância de um edredom mais apropriado ou de um jogo de lençóis polares.

Notícias ao Minuto © hôma  

Independentemente da divisão, tapar, tanto quanto possível, as frestas das portas e dispor os móveis mais perto de paredes interiores ao invés de os posicionar junto a essas mesmas portas, são outras sugestões, com a promessa de tornar a casa mais quente, que poderá querer aceitar.

Por último, distribua velas pelos vários compartimentos: não só transmitem uma sensação de alento, como efetivamente ajudam a afugentar o frio

Tomou nota de todas as dicas para fazer da sua casa um autêntico paraíso de conforto neste inverno? A hôma - Happy Home Living disponibiliza todas as soluções de que necessita para esse fim.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório