Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Adeus, festividades, até breve! Agora é hora de arrumar (e de redecorar)

O Natal e a Passagem de Ano já lá vão. Recebemos 2022 com os braços escancarados, na esperança de que seja um ano melhor do que o que passou, e damos por encerradas as festividades - com algum pesar, é certo. É tempo de arrumar tudo o que esteja relacionado com a quadra natalícia e - por que não? - , de abraçar o começo de um novo ciclo como uma oportunidade para redecorar a casa que parece mais vazia do que nunca. Os conselhos que se seguem vão auxiliá-lo nesta dupla missão.

Adeus, festividades, até breve! Agora é hora de arrumar (e de redecorar)
Notícias ao Minuto

09:08 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Mais um ano passou e a tradição voltou a cumprir-se. O Natal celebrou-se em família, trocaram-se presentes, respirou-se a comunhão da época, com o estômago revestido pelas (deliciosas) iguarias típicas. Uma semana depois, renovaram-se os votos para mais 12 meses de um novo ciclo, que se inaugurou ao som de outras tantas badaladas, regadas a champanhe. Uma dúzia também foram os desejos pedidos à medida em que se engoliam as passas, isto tudo num ambiente de saudável euforia.

Já entrámos em 2022. Uns bateram os tachos, outros lançaram confettis. A maioria tem uma lista com planos para cumprir ao longo do ano, outros estarão - pelo menos para já - mais preocupados em fazer as trocas das prendas de Natal que não serviram e, já agora, em ir aproveitando os saldos. Pelo meio, há ainda tempo para mais uma fatia de bolo em Dia de Reis - e, quem sabe, para improvisar as Janeiras. Há, porém, uma verdade comum: as festas já lá vão e pela frente temos uma espécie de mês de ressaca da folia, retomando aos poucos a normalidade do quotidiano. Entretanto, uma importante rotina impõe-se lá por casa... arrumar tudo quanto seja alusivo ao Natal.

Sabemos que, à partida, o entusiasmo em fazer o processo inverso ao do decorar o lar para receber o espírito da quadra será irremediavelmente diferente. Provavelmente, apetecer-lhe-á arrumar tudo de forma mais ou menos aleatória e encerrar o capítulo. Mas deverá antes apostar numa lógica preventiva, assegurando que no próximo Natal tem todos os objetos de decoração devidamente organizados - e, como tal, a vida facilitada. Como? A hôma - Happy Home Living tem dicas infalíveis para partilhar consigo.

Para o ano há mais (e não falta assim tanto)

Parece uma eternidade, mas o tempo promete continuar a fazer das suas e, que nem passo de magia, pouco mais do que um piscar de olhos bastará para estar outra vez a ser dominado pela frenética energia natalícia. Pode, de resto, começar já a investir no próximo Natal, livrando-se, por exemplo, do que está estragado.

As luzes da árvore fundiram-se? Deite-as fora. Não adianta guardar algo que já não funciona, servindo só para ocupar espaço. Faça um inventário das luzes que necessita de adquirir para o Natal seguinte e, com sorte, talvez consiga comprá-las já, a preços mais em conta, ficando com o problema resolvido.

Se, pelo contrário, este ano fez mal as contas e comprou luzes a mais, pode sempre reutilizá-las para decorar uma divisão da casa. Darão, a título de exemplo, um toque encantador a um quarto de criança, mas enquadrar-se-ão perfeitamente também num cantinho da sala que ganhará um charme único, ou poderão mesmo contribuir para iluminar uma zona da cozinha, conferindo-lhe uma graça especial.

Caixas, esse aliado que nunca deixa ficar mal

Recuperando a linha de raciocínio anterior, antes de arrumar os restantes elementos decorativos da árvore (e de toda a casa), certifique-se de que estão em condições de voltarem a ser usados - árvore incluída - para saber exatamente com o que pode contar no Natal de 2022 e não ser apanhado desprevenido quando tudo começar a esgotar-se nas lojas.

Notícias ao Minuto © hôma  

Agrupe os itens em caixas diferenciadas e identifique essas mesmas caixas. Aliás, é bem possível que as que tinha não cheguem, necessitando de reforçar o stock. É o velho fenómeno que se aplica também a quando faz uma viagem: à ida cabe tudo na perfeição, à vinda parece que nada cabe. Invista, portanto, em novas caixas: nunca são demais.

Notícias ao Minuto © hôma  

Selecionar e deitar fora ou reaproveitar

Também em relação à loiça - e demais objetos utilizados à mesa - aplique o mesmo principio de seleção e despojamento. Se não quiser desfazer-se dos pratos lascados daquele lindo serviço que só usa em ocasiões especiais, aproveite-os para uso diário. Se o serviço que tinha - quem diz de pratos, diz de copos ou de talheres - já merece conquistar a reforma, chegou a altura de investir num novo. E não, não tem de esperar pelo Natal do próximo ano para o efeito. Há soluções elegantes e transversais que se adequam a qualquer que seja a festividade.

Ainda em matéria de loiça, não é boa ideia arrumar loiça com fins diferentes no mesmo espaço: guarde a loiça mais seleta na sala, e a do quotidiano na cozinha, não as misturando. Se não tem onde guardar a loiça na sala, talvez esteja na altura de equacionar um aparador de apoio. Não só é útil, como pode ajudar a compor a decoração que já tinha, acrescentando-lhe um traço de caráter.

Notícias ao Minuto © hôma  

O que fazer à roupa e aos brinquedos novos?

Escassez de espaço será eventualmente um desafio com que terá de lidar também noutros compartimentos da casa, seja no que diga respeito à roupa que recebeu, seja no que se refira à quantidade de brinquedos que vieram robustecer a já vasta 'frota' dos seus filhos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Um roupeiro, uma arca ou um baú adicionais poderão ser uma preciosa ajuda, quer num caso quer no outro. Poderá ainda, mais uma vez, recorrer a caixas ou cestos, sobretudo no que remete para arrumar e organizar os brinquedos.

Notícias ao Minuto © hôma  

Casa vazia: Uma oportunidade para redecorar

Não raras vezes, após o inebriamento trazido pelas festividades - processo esse no qual as decorações alusivas à quadra têm também um papel ativo -, fica a sensação de casa vazia. Quando desfaz a árvore, não lhe parece que a sala, de repente, fica despida?

Pois bem, esta é uma oportunidade de ouro para redecorar uma divisão, ou até talvez dar um novo ímpeto decorativo a toda a casa. Afinal, ano novo, vida nova! Comece 2022 com o pé direito também a nível de decoração, sabendo que a hôma - Happy Home Living oferece sempre as melhores opções.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório