Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Ficamos com mais fome no Natal? Clarificamos este e outros mitos

Desvendamos alguns dos mitos mais repetidos nesta época.

Ficamos com mais fome no Natal? Clarificamos este e outros mitos
Notícias ao Minuto

06:52 - 07/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Podemos comer três mil calorias em cada refeição? Nestes dias, é possível engordar até quatro quilos (kg)? É verdade que se controlar as calorias que ingiro não vou engordar? Com o Natal a chegar, desvendamos alguns dos mitos mais repetidos nesta época, com a ajuda da PronoKal.

No Natal podemos engordar até quatro kg

Verdade. Para uma pessoa que perdeu peso recentemente, estas datas são uma das mais stressantes, pois lidam com eventos sociais que giram em torno de comida, nomeadamente doces. As sociedades Portuguesas de Endocrinologia e Nutrição têm vindo a alertar para o perigo de ganhar de dois a quatro kg durante as festas se não forem tomados os cuidados básicos para evitar os excessos.  

Não fazer atividade física no Natal tem as mesmas repercussões que não o fazer em nenhuma outra época do ano

Falso. Considerando que as refeições de Natal são mais abundantes e é comum comer muitos doces, é ainda mais importante fazer atividade física. Está cientificamente provado que o exercício durante 30 minutos por dia, cinco dias por semana, e seguindo uma dieta variada e completa, favorece o controlo do peso, da pressão arterial e da glicémia.

No Natal, estamos com fome mais cedo, apesar de comermos

Verdade. Devido ao alto consumo de açúcar durante as refeições de Natal, é fácil sentir fome mais rapidamente. Uma das maneiras que o corpo tem de detetar se precisa de comer é graças à quantidade de glicose no sangue. Portanto, o corpo vai consumir muito rapidamente em formato de glicose e isto vai dar origem a que, após o seu consumo, os níveis sejam muito elevados por um tempo, mas depois descem rapidamente e dão uma sensação de fome mais rapidamente do que com outro alimento.

Uma única refeição de Natal pode exceder a ingestão diária de calorias recomendada para um homem ou mulher adulto

Verdade. Durante as férias de Natal, somos dominados pela fome hedónica ou fome de prazer, um fator que pode ser estabelecido como uma das causas fisiológicas do aumento de peso nesta época. 'Qual é o País que tem mais Calorias no jantar de Natal?' é o nome do estudo elaborado pela plataforma de saúde britânica Treated, que, no fim, construiu uma lista com o ranking dos 28 países do mundo que consomem mais calorias no jantar da noite de 24 de dezembro. Portugal está no top 5 desta lista, em quarto lugar, com uma média de 3209 calorias ingeridas, mais 1209 do que aquelas que são recomendadas por dia. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 3.291, logo a seguir, o Reino Unido com 3.289 e França com 3.217 calorias.

O melhor treino para queimar gordura e, assim, compensar o excesso de comida é fazer exercício físico cardiovascular

Falso. O músculo é o órgão-chave para promover um ambiente hormonal adequado para a queima de gordura, sendo o alvo terapêutico em que temos de trabalhar para evitar o aumento de peso derivado de uma ingestão acima das nossas calorias diárias recomendadas. Tendo em conta que um treino cardiovascular queima uma grande quantidade de calorias, mas também reduz o músculo, se queremos fazer atividade física o ideal é realizar um treino de musculação/tonificação, uma vez que além de melhorar a regulação da glicose no sangue e do controlo do colesterol, reduz os triglicéridos, melhora a sensibilidade à insulina e aumenta o metabolismo basal, mesmo 48 horas após o treino.

Contar as calorias do que comemos vai garantir que não ganhemos peso

Falso. Nem todas as calorias são iguais. As ingestões calóricas são diferentes dependendo dos alimentos que comemos, por exemplo, um único copo de vinho fornece cerca de 120 kcal 'vazias'. Ou seja, o álcool, além de não fornecer nutrientes, aumenta o consumo calórico total da ingestão. Mas, por outro lado, o salmão ou o abacate, são alimentos ricos em calorias, mas fornecem-nos um tipo de gordura saudável para o coração, necessária para o nosso corpo. A melhor recomendação é manter o hábito de fazer cinco refeições por dia, distribuindo a ingestão calórica total ao longo do dia, em vez de concentrar todo o consumo calórico de um dia numa única refeição.

Leia Também: Já chegaram os incríveis cabazes de Natal da Auchan - a partir de 12,99€

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório