Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fomos ao Saraiva's experimentar tapas e cerveja - e contamos-lhe tudo

O Lifestyle ao Minuto esteve no restaurante, um dos espaços aderentes da Tapas Experience, um evento gastronómico que termina a 5 de dezembro.

Fomos ao Saraiva's experimentar tapas e cerveja - e contamos-lhe tudo
Notícias ao Minuto

14:00 - 02/12/21 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Restauração

É daqueles que prefere passar horas à mesa a petiscar uma data de pratinhos? Boas notícias: depois do sucesso da Rota de Tapas, chega o Tapas Experience, um projeto com um conceito idêntico, que inclui uma dupla vencedora: tapas e cerveja - pois, claro. A experiência gastronómica, promovida pela Estrella Damm, arrancou a 28 de outubro e realiza-se até 5 de dezembro, com requintados menus de degustação de tapas e harmonização de cerveja, para mostrar que a arte de picar também também é bem portuguesa.

Com quase dois anos de pandemia, a restauração começa agora agora a dar sinais de alguma normalidade, mas "a verdade é que [o setor] precisa de continuar a inovar para cativar clientes e isso faz-se proporcionando experiências únicas, que o consumidor valoriza", diz o 'sommelier' da cervejeira catalã, Bruno Antunes, ao Lifestyle ao Minuto. É o caso da Tapas Experience. 

A experiência faz-se em forma de itinerário gastronómico. Percorre 42 restaurantes de todo o país (consulte a lista completa aqui) e varia consoante o espaço que decida visitar. De pratos mais simples, despretensiosos e sem grandes invenções a criações mais compostas, exuberantes e carotas, há de tudo um pouco. Mas uma coisa é certa: os menus incluem a refeição completa de tapas, sobremesa e bebidas (bebida fermentada do patrocinador, água e café). 

Em Lisboa, o Saraiva's é um dos restaurantes aderentes. O espaço dispensa apresentações e o mais provável é acabar a lamber os dedos. Focaccia com azeitonas e pasta de alho francês, crudo de corvina ponzu e salada algarvia, croquete de cozido com mostarda caseira e uma tenra bochecha de porco estufada em cerveja preta com puré trufado são as propostas (vencedoras) de quem percebe desta arte de comer de tudo um pouco. O grande final - que é como diz, a sobremesa - traz uma tarte de maçã com caramelo salgado que faz render qualquer um. Tudo isto por 37 euros. Mas fica muito mais para experimentar numa próxima visita. 

Os pratos, conta um responsável do Saraiva's, têm em conta a época do ano e foram criados em parceria com o 'chef' da casa e o 'chef sommellier' da marca de cervejas para uma melhor harmonização. "Associámo-nos a esta iniciativa porque é um 'selo de qualidade' e acreditamos também que a Estrella está e vai estar cada vez mais associada a iniciativas gastronómicas de qualidade", afirma, sublinhando que têm tido "alguma adesão". "Esta iniciativa tem muito potencial e acreditamos que vá crescer bastante."

Na Taberna Albricoque, outro dos espaços aderentes, em Lisboa, as reações  aos petiscos da cozinha algarvia - a especialidade da casa - também são positivas. "Tem corrido muito bem. Está a superar as expetativas e notamos que os clientes saem muito satisfeitos", conta um porta-voz do restaurante.  

Aqui o menu fica a 40 euros e junta pão tiborna de uvas e laranja e salada de cenoura roxa, rissóis de berbigão e abrótea frita com tomatada alentejana. Os petiscos prosseguem com um jantarinho de grão com rabo de boi. Bolo de alfarroba com gelado de queijo e figo é a sobremesa proposta - uma verdadeira felicidade gastronómica. 

Sem fugir da sua identidade, o espaço criou "pratos que já fazem parte da ementa e que os clientes possam continuar a encontrar em visitas futuras". "Consideramos que devemos manter o carácter e personalidade do nosso conceito, de cozinha mediterrânea do Sul de Portugal", remata o mesmo responsável. 

*A jornalista esteve no Saraiva's a convite da Estrella Damm

Leia Também: Quattro Teste: País Basco e Itália unem-se em bar no coração de Lisboa

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório