Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Nova variante enfraquece vacinas? Tudo o que se sabe sobre a B.1.1.529

Foi detetada no Botsuana, em África, uma nova variante da Covid-19 com o dobro das mutações da Delta.

Nova variante enfraquece vacinas? Tudo o que se sabe sobre a B.1.1.529
Notícias ao Minuto

23:36 - 25/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Lifestyle Covid-19

Foi detetada no Botsuana, em África, uma nova variante da Covid-19 (B.1.1.529), com um elevado número de mutações, que podem criar problemas ao sistema imunitário. Os especialistas acreditam que esta estirpe possa comprometer a eficácia das vacinas e que estas não consigam ser tão eficazes contra o SARS-CoV-2. 

Perante esta nova ameaça, que já colocou o Reino Unido em alerta, o que se sabe sobre esta nova variante?

Pode ser tão preocupante quanto a Delta?

A B.1.1.529 tem 32 mutações de proteínas spike, ou seja, o dobro das mutações da variante Delta. Isto significa que as vacinas que temos atualmente ao nosso dispor podem não ser tão eficazes em dar proteção contra o vírus.

E o que são estas tais proteínas spike? É o que os vírus usam para entrar nas células humanas.

As vacinas podem não ser tão poderosas com esta variante?

Algumas das vacinas funcionam treinando o corpo para reconhecer estas proteínas spike e neutralizá-las. Portanto, mutações nestas proteínas, o alvo das vacinas, são potencialmente preocupantes. 

Como foi descoberta a variante?

Perante um aumento repentino de casos Covid na África do Sul na semana passada, começaram as suspeitas de algo se passava. 

O primeiro aumento notório identificado foi num grupos de casos ligados a reuniões de estudantes em Pretória. Foi feito um sequenciamento e detetada esta nova variante. Terão sido identificados 100 casos associados à B.1.1.529.

O que diz a OMS?

A OMS indica que esta é uma das oito variantes que estão a acompanhar e antevê que esta possa efetivamente ser um risco no futuro. 

Foi reunido esta sexta-feira um grupo de trabalho para avaliar a evolução desta variante. A OMS indicou, após a reunião, que são necessárias "várias semanas" para conhecer o nível de risco e transmissibilidade da nova estirpe.

Já está na Europa? E em Portugal?

O primeiro caso identificado em território europeu foi na Bélgica, numa pessoa não vacinada que regressou do estrangeiro. Segundo o Guardian, trata-se de uma jovem mulher que começou a desenvolver sintomas 11 dias depois de ter viajado para o Egito via Turquia. 

Em Portugal, porém, não há para já sinal da variante. 

É mais contagiosa?

Os cientistas sabem que a nova variante do SARS-CoV-2, que causa a covid-19, é geneticamente diferente das outras, incluindo a Delta, a mais contagiosa de todas as variantes do coronavírus em circulação e dominante no mundo.

Contudo, não sabem se as alterações genéticas que a variante apresenta a tornam mais transmissível ou perigosa, a ponto de escapar à proteção conferida pelas vacinas contra a covid-19.

[Notícia atualizada às 16h50]

Leia Também: OMS foi alertada para nova variante na África do Sul

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório