Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Não consegue emagrecer? Seis motivos por que pesa mais de manhã

Durante a sua jornada de perda de peso pode ser desanimador subir à balança e ver que o número ao invés de baixar… aumentou.

Não consegue emagrecer? Seis motivos por que pesa mais de manhã
Notícias ao Minuto

08:05 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Maus hábitos

Antes de desistir da dieta, é importante que saiba que existem várias razões pelas quais o seu peso pode variar de um dia para o outro. E engordar não é necessariamente a verdadeira causa. 

De acordo com Jonathon Taylor, PT na Ultimate Performance, em declarações ao jornal The Sun, essas alterações de peso devem ser interpretadas com cautela.

"Quando os ponteiros da balança se movem para cima ou para baixo, tal apenas diz o quanto perdeu ou ganhou, não aquilo que perdeu ou ganhou", explicou.

"O peso corporal pode flutuar diariamente devido a vários fatores que são completamente alheios à quantidade de gordura corporal ou massa muscular que a pessoa tem". 

"Por exemplo, o quanto sua, aquilo que come ou bebe, a hora a que se pesa e quando foi a última vez que comeu podem fazer com que o peso varie de dia para dia", sublinhou Taylor. 

"A perda de peso não é um processo linear, e várias coisas estranhas podem acontecer ao seu peso quando faz dieta, como ganho de peso súbito, perda de peso ou até mesmo ficar 'estacionado' num determinado valor". 

Eis, seis razões para a flutuação de peso: 

Prisão de ventre

A obstipação é um problema bastante comum que pode fazer com que pese mais, sem ter de facto engordado.

"Se recentemente notou mudanças na sua digestão, como estar com prisão de ventre, não é surpreendente se a balança mostra um número um pouco mais elevado", disse Emily Servante, da Ultimate Performance PT, à revista Women’s Health.

Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono - pão, massa, batatas e legumes - são uma parte essencial da dieta, dando-nos a energia necessária para operar no dia a dia.

Porém, quando consumidos em excesso são armazenados no corpo, como glicogénio. Uma vez que o corpo armazena glicogénio juntamente com água, pode fazer com que o seu peso aumente durante a noite. 

Segundo Emily: "quando come carboidratos, o corpo decompõe-nos em glicogénio que por sua vez é transportado para as células musculares juntamente com a água, fazendo com que o peso aumente ligeiramente". 

"No entanto, trata-se de um processo perfeitamente natural e necessário e não significa que não está a perder gordura corporal". 

Hidratação

O seu estado de hidratação tem um grande impacto no peso diário.

Tanto a falta de água (desidratação) e excesso (reidratação) pode provocar flutuações temporárias de peso. 

Consumo de sal

Quando temos muito sal no organismo, isso faz com que o corpo retenha água para ajudar a diluí-lo. 

Tal pode causar inchaço, bem como um pico de peso - que irá normalizar assim que voltar à sua alimentação normal. 

A American Heart Association (AHA) explica que quando tem excesso de sódio na corrente sanguínea, este reconduz mais água para os vasos sanguíneos. O que não só vai causar um aumento temporário de peso, mas é um fator de risco para hipertensão e doenças cardíacas. 

Menstruação

O peso de uma mulher pode mudar dependendo do seu ciclo menstrual.

Durante a fase pré-menstrual, antes do sangramento, o corpo pode reter mais água, fazendo com que pese mais.

Álcool

O álcool pode fazer com que pese mais devido a múltiplas razões.

A substância tende a levar mais tempo a ser eliminada pelo corpo em comparação com outros alimentos e bebidas, além de retardar a digestão levando à retenção de água.

Mas, há mais. O álcool também pode fazer com que consuma mais calorias - mesmo que não se aperceba.

Todas as bebidas alcoólicas contêm calorias e às vezes várias colheres de chá de açúcar, enquanto aquilo que as pessoas comem quando bebem em demasia ou estão de ressaca tende a não ser o mais saudável. 

Leia Também: Quer emagrecer? Este sumo termogénico de ananás e gengibre é a solução

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório