Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Imunidade. Pessoas resistentes à Covid inspiram nova tática para vacinas

Perceber como alguns indivíduos resistem naturalmente à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, apesar de serem expostas ao vírus, pode levar à formulação de vacinas mais eficazes, dizem investigadores.

Imunidade. Pessoas resistentes à Covid inspiram nova tática para vacinas
Notícias ao Minuto

08:30 - 17/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

De acordo com um artigo publicado pela BBC News, uma equipa de investigadores da University College London (UCL), no Reino Unido, afirma que algumas pessoas já detinham um grau de imunidade à Covid-19 previamente ao começo da pandemia. 

Tal, deve-se possivelmente ao corpo desses indivíduos ter aprendido a combater vírus semelhantes ao SARS-CoV-2. 

Segundo os investigadores britânicos, é assim fundamental atualizar as vacinas para copiar essa proteção inata - o que por sua vez, pode tornar os imunizantes ainda mais eficazes. 

Super células

Para efeitos daquela pesquisa, explica a BBC, os cientistas acompanharam equipas de profissionais de saúde de um hospital durante a primeira vaga da pandemia do novo coronavírus, através, por exemplo, da recolha frequente de amostras de sangue.

Leia Também: Covid-19: Estudos confirmam a redução da imunidade da vacina da Pfizer

Embora estivessem num ambiente de alto risco, a verdade é que nem todos os participantes contraíram Covid. Os dados apurados, divulgados originalmente na revista científica Nature, revelam que algumas pessoas simplesmente conseguiram evitar o vírus.

Aproximadamente uma em cada dez apresentou sinais de exposição, aponta a BBC, no entanto jamais experienciou sintomas, nunca testou positivo e jamais desenvolveu anticorpos no sangue contra o SARS-CoV-2. 

Os investigadores explicam que parte do seu sistema imunológico foi capaz de controlar o vírus antes que este se instalasse — o que é conhecido como 'infeção abortiva'. 

As amostras de sangue recolhidas mostraram que estes voluntários já tinham previamente à pandemia células T protetoras, que reconhecem e matam as células infetadas pelo novo coronavírus.

Conforme destaca Leo Swadling, um dos investigadores envolvido no estudo, o sistema imunológico dessas pessoas já estava 'pronto' para combater a nova doença.

Ora, estas células T conseguiram detetar uma parte do vírus distinta da parte que a maioria das vacinas atuais treina o sistema imunológico para reconhecer.

Os imunizantes atuais focam-se sobretudo na proteína espícula ou 'spike', que reveste a superfície externa do vírus. Todavia, as células T conseguem infiltrar-se no vírus e detetar as proteínas que levam à sua replicação.

"Os profissionais de saúde que conseguiram controlar o vírus antes de ser detetado eram mais propensos a ter essas células T, que reconhecem o maquinário interno, antes do início da pandemia", disse Swadling à BBC News.

Os investigadores sublinham que as vacinas atuais estão a fazer um excelente trabalho para evitar que as pessoas fiquem gravemente doentes e estão ativamente a controlar a pandemia, contudo não são tão eficazes quando se trata de impedi-las de contrair Covid.

"Acho que todos podemos ver que elas [vacinas] poderiam ser melhores", mencionou também à BBC News a professora Mala Maini.

"O que esperamos, ao incluir essas células T, é que possam proteger contra a infeção e também contra a doença, e esperamos que sejam melhores no reconhecimento de novas variantes que apareçam". 

Leia Também: Vai ser testada vacina adesivo que poderá dar imunidade durante décadas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório