Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

A receita do bife Wellington que deu início à relação do Casal Mistério

É da autoria do conhecido 'chef' Gordon Ramsay.

A receita do bife Wellington que deu início à relação do Casal Mistério
Notícias ao Minuto

19:00 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Receitas

Na primeira vez que se viram, Ele estava a cozinhar um bife Wellington, Ela – como é habitual – a espetar os dedos na comida. E esta é uma das iguarias que pode conhecer no livro mais recente do Casal Mistério, intitulado '101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida'. 

Tome nota da receita, da autoria de Gordon Ramsay, que esteve na origem da história de amor do Casal Mistério. O segredo desta versão do bife Wellington está em untá-lo com mostarda, para o manter tenrinho e saboroso e envolvê-lo em presunto de Parma antes de o enrolar na massa folhada, para que esta não fique molhada e empapada.

Ingredientes (para quatro/ cinco pessoas):
450 gr de lombo de vaca à temperatura ambiente
1 colher de sopa de óleo de grainha de uva
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
4 fatias de presunto de Parma fininho
550 g de massa folhada
2 gemas de ovo
3 colheres de sopa de azeite
2 cogumelos Portobello picados num triturador (cerca de 280 g)
Sal
Pimenta preta
1 colher de chá de folhas de tomilho
2 ovos
125 gr de farinha
245 ml de leite
1 colher de chá de cebolinho picado
1 colher de chá de flores de tomilho
Sal marinho
Spray de cozinha anti-aderente
 
Modo de preparação:
1- Aqueça uma frigideira com o azeite em lume médio-alto. Quando estiver quente, junte os cogumelos. Tempere bem com sal, pimenta e o tomilho. Vá misturando ocasionalmente para que os cogumelos não fiquem colados à frigideira, e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até a água ter evaporado. Retire do lume e deixe arrefecer. 
2- Numa taça grande, junte os ovos com a farinha, o leite, o cebolinho, tomilho e sal. Bata à mão até ficar com uma massa homogénea. Guarde no frigorífico e deixe assentar durante, no mínimo, 30 minutos.
3- Unte uma frigideira com o spray anti-aderente e aqueça-a em lume brando. Espalhe cerca de 60 ml da massa dos crepes por cima da frigideira e rode-a até a massa ficar completamente espalhada. Cozinhe durante 25 a 30 segundos. Quando o crepe estiver cozinhado por baixo, vire-o e deixe cozinhar do outro lado durante poucos segundos, sem deixar queimar. Repita o processo até a massa acabar (são cerca de cinco crepes). Guarde os crepes num prato com papel vegetal entre eles, para não colarem. 
4- Tempere o lombo com sal e pimenta dos dois lados. Massaje a carne de forma a absorver bem o tempero enquanto a enrola para formar um cilindro perfeito. 
5- Aqueça uma frigideira, em lume médio-alto, com o óleo de grainha de uva. Quando estiver bem quente, sele a carne durante um minuto de cada lado. 
6- Coloque o lombo num tabuleiro com todos os sucos por cima. Enquanto ainda estiver quente, pincele-o com a mostarda de Dijon e deixe repousar.
7- Humedeça a sua tábua de cortar com um pano húmido. Coloque uma folha comprida de película aderente por cima da tábua. Corte os seus crepes à medida do comprimento do lombo e coloque dois ou três crepes seguidos por cima da película aderente, de forma a terem tamanho suficiente para enrolar a carne. Cubra os crepes com fatias de presunto e espalhe por cima o paté de cogumelos. Tempere com sal e pimenta e termine salpicando o recheio com os sucos da carne.
8- Enrole o lombo nos crepes recheados com presunto e cogumelos e feche tudo muito bem num embrulho. Cubra com a película aderente bem apertada para manter a forma cilíndrica e leve ao frigorífico durante 20 minutos.
9- Se quiser uma versão mais light, pode não usar os crepes, desde que consiga enrolar o lombo, bem fechado, em presunto.
10- Pré-aqueça o forno a 220º C. Volte a humedecer a tábua e a colocar uma folha grande de película aderente por cima. Tenda a massa folhada até ficar com 0,3 centímetros de espessura e suficientemente ampla para enrolar o lombo.
11- Retire a película aderente da carne e enrole-a na massa folhada – tem de ficar bem fechada para manter os sucos da carne no interior. Com um pincel, espalhe a gema de ovo pelas pontas da massa folhada para a ajudar a fechar. Enrole a película aderente à volta e massaje a carne para ficar com uma forma perfeitinha. Leve ao frigorífico durante cinco minutos. 
12- Tire a película aderente, apare os cantos de massa folhada que estão em excesso e pincele com gema de ovo a toda a volta. Com a parte de trás da faca, faça uns riscos suaves na massa folhada, sem cortar. Tempere com flor de sal e tomilho. Leve ao forno e deixe cozinhar, durante 18 a 20 minutos, até ficar dourado por fora. Retire e deixe assentar durante cinco a 15 minutos, antes de cortar e servir. 

Leia Também: Casal Mistério: "Só nos falta mesmo um programa de televisão"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório