Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pneumonia é prevenível, mas mata 13 pessoas por dia em Portugal

No Dia Mundial da Pneumonia, o Movimento Doentes Pela Vacinação lembra que a severidade da época gripal pode aumentar casos da doença.

Pneumonia é prevenível, mas mata 13 pessoas por dia em Portugal
Notícias ao Minuto

08:30 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Pneumonia

Apesar de ser prevenível, a pneumonia ainda mata, todos os dias, uma média de 13 pessoas no nosso país. Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que representa 4,2% da mortalidade, motivo pelo qual o Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) apela à vacinação antipneumocócica,  no Dia Mundial da Pneumonia, que se assinala esta sexta-feira, 12 de novembro. 

Em comunicado, o MOVA afirma que a  gravidade da época gripal pode despoletar aumento de casos de pneumonia, uma doença que "pode deixar sequelas irreversíveis", como a deformação dos brônquios (bronquiectasias) comprometer a função pulmonar, tosse permanente, expetoração ou falta de ar, e até mesmo "levar à morte".

A estatística mostra que a interação entre o vírus da gripe e o pneumococo – a bactéria responsável pela maioria dos casos de pneumonia – aumenta em dezenas de vezes o risco de contrairmos a doença, pelo que "investir na vacinação individual é também investir em saúde pública, prevenir internamentos e contribuir para a diminuição do recurso aos serviços de saúde, nesta fase, sobrecarregados", salienta. 

Acrescenta ainda que "contrair uma pneumonia é sempre grave, em qualquer que seja a altura do ano", mas se for em pleno pico de gripe e em contexto de pandemia, será "francamente pior". "Não devemos arriscar. Façamos a nossa parte, apostando na vacinação", apela Isabel Saraiva, fundadora do MOVA, citada em comunicado. 

Também o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças considera que esta época gripal "deverá ser particularmente grave", sobretudo para grupos de risco: crianças pequenas, pessoas com mais de 65 anos e os adultos portadores de doenças crónicas, como diabetes, asma,  doença pulmonar obstrutiva crónica, outras doenças respiratórias crónicas, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais.

A vacina antipneumocócica é recomendada pela Direção Geral da Saúde e é A vacina é gratuita para as crianças e alguns segmentos de adultos, para quem já se encontra no Programa Nacional de Vacinação. Para a restante população, é parcialmente comparticipada.

Leia Também: Contrair gripe dá alguma proteção contra a Covid-19? Estudo responde

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório